quinta-feira, 1 de abril de 2021

O PECADO QUE NÃO TEM PERDÃO!

 

Penso muito em mim, nas minhas asneiras, dificuldades, fraquezas, debilidades, nos momentos em que fico sem saber o que é melhor fazer a acabo por me arrepender do que faço. E então lá vem o… que Deus me perdoe! Claro que Deus perdoa… mas o que eu poderia ter feito não fiz, e o irmão ou a irmã ficaram sem o apoio necessário que talvez lhe fizesse muito bem.

Mas não penso só em mim, mas em tanta gente que conheço que nem sequer sabe muito bem o que faz, nem eu sei o que lhes devo fazer.

É muito doloroso! A vida, ou melhor, a forma de viver, mesmo com todas as orientações possíveis e imaginárias, e ainda encontramos tantas, tantas dificuldades.

São textos como este que me fazem ter um pouquinho de calma pois a confiança plena em Deus tudo superará!

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380)

terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

Diálogo, 37 O desespero de Judas

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] O pecado que não tem perdão, nem neste mundo nem no outro, é o do homem que, desprezando a minha misericórdia, não quer ser perdoado. É isso que Eu considero mais grave; foi por isso que o desespero de Judas Me entristeceu mais e foi mais penoso para o meu Filho do que a sua traição. Os homens serão, pois, condenados por esse falso juízo que os leva a crer que o seu pecado é maior que a minha misericórdia. [...] São condenados pela sua injustiça quando lamentam mais a sua sorte do que a ofensa que Me fizeram.

Pois é então que são injustos, não Me dando o que Me pertence e não dando a si próprios o que lhes pertence. A Mim é-Me devido o amor, o arrependimento da falta e a contrição; é isso que devem oferecer-Me pelas suas ofensas, mas fazem o contrário. Não têm amor nem compaixão a não ser por si mesmos, e só sabem lamentar-se dos castigos que os esperam. Desse modo, cometem uma injustiça, e são por isso duplamente punidos, por terem desprezado a minha misericórdia.”

Perante o atrás referido, a única coisa que Deus não pode perdoar é o que se fizer, grave ou menos grave, e não lhe peçamos perdão, não nos sintamos arrependidos, não reconheçamos a Sua infinita Misericórdia, o Seu infinito Amor pela humanidade!

Eu já sabia isto, mas nunca é demais lembrar! E mesmo sabendo, mesmo reconhecendo a infinita misericórdia do Senhor, quando erramos ou nos parece que erramos dói, dói muito!

Senhor Jesus, estamos a celebrar o tempo em que Te ofereceste por nós, inteirinho, em que Te deixaste entre nós escondido nas espécies de pão e vinho, a Sagrada Eucaristia para nos alimentar o coração da vida, a Tua Palavra para nos ir mudando os maus feitios, lembra-Te de todos nós que Te magoamos sem querer… outros sem saber… outros… outros…!

Senhor! Tem piedade de todos nós! Ajuda-nos a ajudar! Ajuda-nos a ouvir-Te sempre antes de fazermos seja o que for! Dá-nos uma resposta quando dela necessitarmos!

Eu sei que quando mais sofrermos pelas coisas que fazemos menos bem mais temos oportunidade de crescer para Ti… mas custa tanto!

Perdão, Senhor! Misericórdia!

Hermínia Nadais

Sem comentários: