segunda-feira, 5 de abril de 2021

NOSSA SENHORA DA LUZ

 

Hoje, em tempos normais, muita gente se deslocaria à aldeia de Paço de Mato, muitos e muitas a pé, pelo meio daqueles campos em pequenos caminhos de carros de bois e carreirinhos de andar a pé, para chegar à pequena igreja  que tem como protetora Nossa Senhora da Luz para celebrar a Sua festa, que hoje se resume à celebração da Eucaristia que, ao fim e ao cabo, sempre foi e será o tema principal do dia, o resto, é aditamento.

Nunca fui muito entusiasta de festas, hábitos, adquiridos na infância, meus pais eram assim e, claro que lhes segui os passos.

Lembra-me ir áquela Eucaristia festiva e à procissão realizada de seguida subindo até ao Cruzeiro no cimo do lugar, uma única vez.

A igreja é pequenina! Mas, tanta gente que ali estava!

Toda a gente necessita de muita Luz, da luz do sol e da eletricidade, mas muito mais da Luz de Deus que Nossa Senhora nos faz chegar com tanto carinho.

Esta festividade tem a peculiaridade de estar integrada na Semana Pascal e Visita Pascal da Terra, o que torna a festividade muito mais atraente.

De tarde e à noite costuma ter distrações muito engraçadas e atrativas, principalmente para a gente jovem.

Vamos lá a ver se vai continuar como dantes depois da passagem desta pandemia.

Que Nossa Senhora da Luz nos proteja, nos ilumine os caminhos da vida para não nos perdermos em atalhos que de nada nos interessem, ou então nos ajude a aprender com eles!

Nossa Senhora da Luz, rogai por nós!

O maravilhoso lugar de Paço de Mato que nos parece um presépio no alto do monte!

Um lugar muito aprazível, com uma linda e atraente praia fluvial na saída do  lugar para o lado de Cepelos, uma maravilha da natureza e da habilidade dos homens!

Hermínia Nadais

Sem comentários: