domingo, 25 de abril de 2021

ESTE… É O NOSSO DOMINGO DO BOM PASTOR!

 

Mas… este domingo é muito, muito importante. Ora vamos lá a ver!

Quarto domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, Dia de Oração pelas Vocações… e ainda o dia 25 de Abril, com tudo quanto significa para os portugueses.

Para já, todos os domingos são importantes, dias do descanso semanal e de aproveitar para rezar, dar glória a Deus, receber Jesus na Sagrada Eucaristia, visitar doentes ou amigos, passear, estudar as escrituras ou prestar a máxima atenção ás Homilias… tantas coisas que se podem fazer, é um nunca mais acabar.

Agora, este, sendo o 4º Domingo da Páscoa a Igreja de que, como batizados,  somos parte integrante, continua a falar sobre os primeiros tempos da Igreja e sobre as coisas mais importantes que Jesus fez, hoje,  a dizer-nos que é o nosso Pastor, que nos conhece muito mais do que pelo nome pois é-nos mais íntimo do que nós o somos a nós mesmos, conhece-nos exterior e interiormente o coração e o espírito, o que faz com que lhe entreguemos tudo o que somos para que nos oriente a vida, pois está sempre conosco, nunca larga as Suas ovelhas, ao ponto de dar a vida por elas.

Agora… Oração pelas Vocações! Claro que este tipo de oração não é de uma semana nem de um dia, mas de toda a vida. Claro que temos de pedir ao Senhor Pessoas a Ele Consagradas, pois precisamos muito delas. Mas… termos pessoas consagradas que se dão por nós, para que nada que o Senhor queira nos falte, e não irmos às Eucaristias que tantas vezes celebram de igrejas quase vazias, de não procurarmos os sacramentos ou direção espiritual que tanta falta nos faz, de muitas vezes se ouvir criticar as suas atitudes esquecidos de que são pessoas frágeis como nós, sinceramente, nem sei que dizer...

Rezemos pelas Vocações Consagradas, mas temos de ter presente que cada um ou uma de nós tem uma vocação própria, uma forma de vida que Deus quer para si. Será… que algum dia perguntamos a nós mesmos o que Deus quer de nós, o que quer que façamos no nosso dia a dia? Talvez, não o tenhamos feito!

Tenhamos a vida que tivermos, somos ovelhinhas muito queridas do Senhor, se Ele nos chamou ovelhinhas, é porque as ovelhas gostam muito de andar perto do Pastor. E nós, como andamos?

O Covid fechou Igrejas, distanciou-nos uns dos outros dentro delas, habituou-nos a comungar de uma forma diferente, sempre na mão, e  em muitas igrejas os Sacerdotes ou Ministros da Comunhão descem do altar e percorrem a Igreja para distribuir a Sagrada Comunhão às pessoas que se conservarem de pé...

Meu Deus! Tanta gente sentada! A Sagrada Comunhão é um Alimento Espiritual, e só não deve Comungar quem estiver em pecado mortal, ou seja, um pecado grande, grave. Será que as pessoas sabem isso, conseguem fazer a diferença entre um pecado mortal e um pecado venial?

A Eucaristia perdoa os pecados veniais, e a Sagrada Comunhão é uma fortaleza indescritível para quem quer viver ao jeito de Jesus Cristo!

Bem, tenho de ficar por aqui, pois os olhos estão a ficar molhados do tempo em que também me não abeirava sempre da Sagrada Comunhão, e foi num encontro de direção espiritual, um Sacerdote que me estava a orientar pela primeira vez e me disse que eu precisava de comungar, que comungasse sempre, sempre que pudesse, e desde aquele dia, é o que tenho feito!

Rezemos pelas Vocações Consagradas, e pelas Vocações em GERAL, pois temos de olhar o melhor que podermos pela vida que vamos fazendo, e perguntar muitas vezes ao Senhor se é assim que Ele quer que vivamos.

Olhemos bem para a imagem que aqui coloquei. É assim, no colinho de Jesus, que andam as ovelhinhas mais doentes, necessitadas de graça e perdão. Jesus é mesmo algo de muito especial, especialíssimo. Será que é assim que fazemos às pessoas que vivem perto de nós e necessitam de alguma ajuda! É caso para pensar. Para Jesus, fazer aos irmãos é como estar a fazer bem a Ele mesmo. Que sempre seja louvado!

Um fenomenal Domingo... destas coisas todas!

Hermínia Nadais

Sem comentários: