quarta-feira, 14 de abril de 2021

TANTAS EXPLICAÇÕES


 

Sim! São muitas as explicações que estão à nossa disposição sobre a Palavra de Deus, cujo entendimento quanto mais se procura mais se encontra, o que nos diz, com toda a certeza, que não têm fim, e que só os conseguiremos aprender de verdade quando partirmos deste mundo lindo onde nos colocou.

O mundo é lindo, as pessoas também! Geradas no ventre 6de uma mãe, mas com a mão de Deus nelas, pois já nascem com tudo quanto necessitam para serem o que Deus quer delas, assim o consigam perceber no crescimento feito ao longo dos dias! Pena… que nem todas as pessoas possam ter esse tipo de crescimento, pois depende da paternidade e maternidade e dos locais onde vierem à luz do dia.

Por esta razão, Jesus nos manda gostar de toda a gente, amar a toda a gente, seja como for, acredite no que acreditar, porque todos os homens e mulheres, indefinidamente, são filhos ou filhas de Deus, ainda que n’Ele não acreditem.

Deus é sempre um pontinho de todos os homens e mulheres, o mais importante pontinho, e o que chamamos de Evangelização, é a forma discreta que devemos usar para que todos e todas possam encontrar em si mesmos esse pontinho maravilhoso, Deus/Amor e Misericórdia, que nunca por nunca desampara ninguém, dando a maior importância aos maiores pecadores que não quer que O abandonem de forma nenhuma, como nos diz a Parábola do Filho Pródigo!

“”São Basílio (c. 330-379) monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja

Tratado sobre o Espírito Santo, 14

«Para que todo aquele que acredita tenha nele a vida eterna»

A imagem é uma forma de mostrar, por analogia, as coisas que esperamos. Por exemplo, Adão é a prefiguração do Adão que havia de vir (cf 1Cor 15,45) e a pedra [no deserto, durante o Êxodo] prefigura Cristo; a água que jorra da pedra é imagem do poder vivificante do Verbo (cf Ex 17,6; 1Cor 10,4), pois Ele disse: «Se alguém tem sede, venha a Mim e beba» (Jo 7,37); o maná é a prefiguração do «pão vivo que desceu do Céu» (Jo 6,51); e a serpente colocada num poste é figura da Paixão, da nossa salvação consumada na cruz, pois quem olhasse para ela era salvo (cf Nm 21,9). Do mesmo modo, o que a Escritura diz sobre a saída dos israelitas do Egito foi narrado como prefiguração daqueles que se salvam através do batismo; pois os primogénitos dos israelitas foram salvos […] pela graça dada àqueles que tinham sido marcados com o sangue do cordeiro pascal, e esse sangue prefigurava o sangue de Cristo. […]

Nesses tempos, o mar e a nuvem (cf Ex 14) conduziam à fé pela admiração; mas, em relação ao futuro, prefiguravam a graça que estava para vir. «Aquele que for sábio refletirá em tudo isto e compreenderá o amor do Senhor» (Sl 107,43). Compreenderá que o mar, prefigurando o batismo, separava os judeus do faraó, tal como o batismo nos faz escapar à tirania do diabo. Outrora, o mar afogou o inimigo; hoje, morre a inimizade que nos separava de Deus. O povo saiu do mar são e salvo; e nós elevamo-nos das águas, como se ressuscitássemos de entre os mortos, salvos pela graça daquele que nos chamou. Por sua vez, a nuvem era a sombra do dom do Espírito, que refresca os nossos membros, apagando a chama das paixões.””

Há tantas expressões bíblicas que nos podem dizer tantas coisas, e dizem, só que as vamos descobrindo ao longo da vida.

Se a vida não se dedicar profundamente a Deus, nunca será capaz de descobrir verdadeiramente o Seu louco Amor e Doçura, a forma como nos encaminha se a Ele estivermos atentos em todas as nossas alegrias e tristezas, boas ou menos boas ocasiões.

E atua na vida diária, nas situações mais pequeninas. Eu fico admirada da Sua presença e solicitude. Que sempre seja louvado!

Apetece-me dizer a toda a gente, gritando tão alto como a trovoada, ou então tocando e correndo tanto como a maior rajada de vento: ‘Experimentai e vede como o Senhor é bom!’

Que sempre seja amado e louvado!

Hermínia Nadais

 

 

Sem comentários: