segunda-feira, 26 de abril de 2021

TALVEZ… DIFÍCIL DE PERCEBER!

 

Meu Deus! São inúmeros os textos a falar de Jesus, da Páscoa, da Cruz, da morte do pecado e da vida do Homem/Deus que nos libertou da morte do pecado morrendo por nós na Cruz que se tornou Árvore da Vida!

Cada autor fala do que lhe diz o coração, e nós vamos tirando de todos um pouquinho de modo a recompor a cada instante a nossa maneira de ser e estar, ao modo de Nosso Senhor Jesus Cristo!

O texto que vou partilhar, que me fascinou logo que o li, está guardado há algum tempo, até que, dada a sua forma de escrita, eu o conseguisse interpretar mínima… ou maximamente, não sei muito bem.

“”São Narsés Snorhali (1102-1173) patriarca arménio

Jesus, Filho único do Pai, §§ 150-161

«Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu»

Abriste o mar em dois aos hebreus (cf Ex 14)

e a mim, abriste-me as trevas profundas.

Naquela altura, derrotaste o Faraó,

agora, derrotas o príncipe deste mundo e autor da morte (cf Jo 12,31; 8,44).

Foste para eles uma nuvem protetora durante o dia

e de noite, uma coluna de fogo (cf Ex 13,21).

Para mim, a luz é o conhecimento do teu Filho, o Verbo,

e a minha proteção é o Espírito Santo.

Nesse tempo, deste-lhes o maná perecível,

e os que dele comeram estão mortos;

hoje, é o teu corpo celeste

que dá a vida aos que O comem.

Eles beberam a água que jorrou do rochedo (cf Ex 17),

e eu bebi o sangue do teu lado, meu rochedo (cf Jo 16,34; Sl 18,3).

Eles viram suspensa a serpente de bronze (cf Nm 21,9),

e eu vi-Te na cruz, a Ti que és a vida.

Deste-lhes a lei de Moisés,

escrita em tábuas de pedra;

a mim, deste a sabedoria do teu Espírito,

o teu divino Evangelho.

Por isso, muito mais se me pedirá a mim

do que a eles. [...]

Mas Tu expiaste os seus pecados,

meu Senhor cheio de piedade, Filho único do Pai. [...]

Não me impeças, como a muitos deles,

de entrar na Terra Prometida,

Mas, com os dois que nela entraram (cf Dt 1,36; 31,3),

introduz-me na tua pátria celeste.””

Tanta História Bíblica no mesmo pequeno texto!... Tanto que pensar! Tanto que aprender! Tanto que rever! Tanto que interiorizar neste coração duro por demais, que o Espírito Santo ajuda a cada instante, e ainda assim… só Deus sabe!

Hoje, perdi tempo, dormindo quando não devia. Claro que o descanso me faz falta… mas o tempo… é sempre pouco para tudo… uma autêntica loucura!

Fico-me por aqui, com desejos de uma ótima noite na companhia do Senhor e repleta de bons sonhos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: