domingo, 18 de abril de 2021

TER FÉ É ACREDITAR NO INACREDITÁVEL!

 

Ter fé é acreditar naquilo que os nossos
olhos não veem, os nossos ouvidos não ouvem, e as nossas mãos não tocam. Claro que para podermos acreditar temos de ter muita confiança na pessoa que nos está a falar. Mas… nem sempre isso acontece!

Temos de ter muito cuidado com as nossas amizades, tentar conhecer muito bem as pessoas, aceitá-las qual elas são, e ter a certeza de que, de fato, podemos acreditar no que nos dizem.

Esta é a forma de lidarmos com quem connosco convive, para não cairmos em nenhum desconcertamento.

Mas… Jesus, Caminho, Verdade e Vida, nunca nis esganou, sempre podemos acreditar n’Ele, e na Sua Igreja de que somos parte integrante!

É muito difícil ler e compreender as Escrituras. É um trabalho que faço desde a mais tenra infância, com muito pouco tempo de desvio… e ainda assim tenho imensa dificuldade em compreender e ligar o Antigo ao novo Testamento para conseguir descobrir de um, as  palavras que o predizem no outro.

Agora, graças à idade e muita persistência, já ligo muitas coisas do Antigo ao Novo Testamento. Mas não me canso de estudar, meditar, aprender.

Vamos prestar muita atenção ao texto seguinte:

  “”São Gregório Magno (c. 540-604) papa, doutor da Igreja

Homilias sobre os Evangelhos, n.° 26; PL 76,1197

«Sou Eu mesmo; tocai-Me»

Como é que o corpo do Senhor, uma vez ressuscitado, continuou a ser um corpo verdadeiro, podendo, ao mesmo tempo, entrar no local onde os discípulos se encontravam apesar de as portas estarem fechadas?

Devemos estar cientes de que a ação divina nada teria de admirável se a razão humana pudesse compreendê-la; e que a fé não teria mérito se o intelecto lhe fornecesse provas experimentais. Sendo, por si mesmas, incompreensíveis, tais obras do nosso Redentor devem ser meditadas à luz das outras ações do Senhor, de forma que sejamos levados a acreditar nestes seus feitos maravilhosos por força daqueles que ainda o são mais. Com efeito, o corpo do Senhor que se juntou aos discípulos não obstante estarem as portas fechadas é o mesmo que a natividade tornou visível aos homens, ao sair do seio fechado da Virgem. Não fiquemos, pois, admirados de que o nosso Redentor, depois de ter ressuscitado para a vida eterna, tenha entrado com as portas fechadas, porque, tendo vindo ao mundo para morrer, Ele saiu do seio da Virgem sem o abrir.

E, como a fé daqueles que O viam era ainda hesitante, o Senhor convidou-os a tocarem essa carne que atravessara portas fechadas [...]. Ora, aquilo que podemos tocar é necessariamente corruptível, e o que não é corruptível é intocável. Porém, após a sua ressurreição, o nosso Redentor deu-nos a possibilidade de ver, de forma maravilhosa e incompreensível, um corpo que era a um tempo incorruptível e palpável. Mostrando-o incorruptível, convidava-nos à recompensa; dando-o a tocar, confirmava-nos na fé. Fez, pois, com que O víssemos incorruptível e palpável para manifestar firmemente que o seu corpo ressuscitado continuava a ter a mesma natureza, mas tinha sido elevado a uma glória absolutamente diferente.””

Isto… que se leu.. aqui… é questão de Fé, de acreditar no que Jesus disse, afirmou. Não podemos duvidar, Ele é a Verdade!

Agora… deixou-nos os Seus Apóstolos como Suas testemunhas. E não pensemos que os Apóstolos podem mentir… não mentem, porque Jesus está com Eles e nunca os deixaria mentir.

Capa pregador tem o seu jeito de dizer, de falar, de explicar, mas é um mandatário de Jesus que, diga como disser, diz a verdade,

Daí, para aprofundar o mais que posso as Homilias, oiço quantas posso e fico maravilhada com as diferentes explicações que oiço da mesma Leitura Bíblica, e unindo-as todas, me dão uma opinião muito mais abrangente da mesma realidade, que eu fico muito feliz em aprender.

Ter fé é acreditar no inacreditável... no que Jesus fazia que ninguém mais era capaz de fazer.

Senhor, aumenta a nossa fé!

Hermínia Nadais

Sem comentários: