domingo, 30 de maio de 2021

NÓS SOMOS AS ÁRVORES DE DEUS!

 


Quando se fala em frutos, normalmente, lembram-nos as árvores. Tantas árvores espalhadas pelo planeta recheadas de frutos que nos deliciam o gosto e saciam a fome.

E temos árvores de inúmeras qualidades, e muito embora gostemos delas todas, as achemos todas bonitas, gostamos mais de uns frutos do que de outros. E as árvores não ficam tristes por isso, é o natural da vida!

Agora, o que vemos, lemos e ouvimos ainda nos sabe um bocadinho a Páscoa, a nossa passagem para uma vida um pouco melhor, mais amável e feliz!

Agora, com o Pentecostes ou vinda do Espírito Santo, com a festividade da Santíssima Trindade, o Corpo de Cristo que também está a chegar no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus que se avizinha, vão-nos sendo distribuídas inúmeras graças e somos chamados a ser cada vez melhores pessoas apóstolos no nosso meio ambiente, seja ele qual for, que cada um aproveite o que estiver ao seu alcance para que Jesus, Deus, o Espírito Santo, a Trindade Santíssima, a Mãe Virgem Maria, o Pai São José, e tantos outros santos que nos podem ajudar a caminhar para o Senhor sejam cada vez mais conhecidos e amados, pois são como que escadas para nos elevarem até ao Senhor Jesus.

“”Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301) monja beneditina

Exercícios IV, SC 127

«A glória de meu Pai é que deis muito fruto»

Suplico à tua imensa misericórdia, Pai omnipotente, misericordioso, clemente, bom e compassivo, que vences a malícia com a tua bondade (cf Jl 2,13), eu, raminho ressequido (cf Cant 2,12,LXX), que não aproveitei, ai de mim!, ai de mim!, o tempo da poda, quando me plantaste nesta santa religião, mas passei o tempo da minha vida em total esterilidade; suplico-Te, em nome dessa bondade que é inata em Ti, em nome de tua querida Mãe, a Virgem Maria, nossa gloriosa Padroeira, [...] que Te dignes poisar hoje sobre mim o teu olhar de misericórdia e de caridade, a fim de que, indo buscar toda a minha força a Ti, eu reverdeça e, santificada na verdade, refloresça.

Dá-me ter o verdadeiro culto da santa religião, ser verdadeiramente fiel aos deveres da vida espiritual; e, com o teu amor, dar frutos de virtude e santidade, a fim de que, no momento da colheita, isto é, no dia da minha morte, possa comparecer na tua presença em plena maturidade e na consumação da perfeição religiosa, ámen.””

Se a glória do Pai (Deus) é que demos muito fruto, somos as árvores muito queridas de Deus!

Como andarão os nossos frutos? Será que são frutos de harmonia e paz? De compreensão e doação? De ajuda e proteção? De presença e atenção? De consolação e alento? De perdão e aconchego? De entrega, fraternidade, amor… a todas as pessoas, indefinidamente?

Pois são estes os frutos que Jesus quer de nós! Que sejamos capazes de os produzir, até porque Ele veio até nós para nos ser sempre presente e disposto a ajudar, assim o queiramos!

Que sempre sejas louvado Jesus, Pai, Espírito Santo, Trindade Santíssima!

Hermínia Nadais.

Sem comentários: