quarta-feira, 5 de maio de 2021

OS RAMOS DA VIDEIRA!

 

As videiras, grandes ou pequenas, altas ou de pequenas estatura, têm sempre ramos, umas mais que as outras. Mas têm sempre ramos!

Ramos que, se não forem convenientemente tratados, não produzem cachos, ou produzem cachos muito fraquinhos. Posso afirmar isto porque já vi muitas videiras… tratadas e por tratar!

E quando, ainda jovem, pensava no tempo da poda das videiras era uma aflição, pois era-lhes retirada uma imensidade de ramos para que, a seu tempo, pudessem dar bons frutos.

Quando Jesus diz ser a Videira e nós os ramos… e diz que os ramos secos são cortados porque não dão frutos, eu lembro logo o tempo da poda, em que são cortados ramos secos e verdes… aqueles que, de facto, o podador pensa que não vão dar frutos.

 E vejo-me nessas videiras… que para dar frutos bons… têm que ser muito podadas!

 E olho atentamente a minha vida, com tudo que vou fazendo ou me vai acontecendo, e verifico que muitas coisas erradas que me acontecem são mesmo golpadas que Deus vai dando para que eu me torne melhor. E em vez de me chatear, agradeço e pergunto ao Senhor o que devo fazer com tudo o que vai acontecendo, e é assim que tenho conseguido acabar com muitos defeitos e desenvolver algumas qualidades, que Deus seja louvado.

“”Beato Columba Marmion (1858-1923) abade

«Instrumentos de boas obras»

«Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós»

Qualquer que seja a etapa onde se encontra a alma, o seu trabalho nunca é senão um trabalho de colaboração. A alma não está só: Deus trabalha nela e com ela; Ele é sempre o primeiro autor dos seus progressos.

Certamente que, nos começos, quando ainda se encontra tolhida por vícios e más atitudes, a alma tem de se aplicar com virilidade e ardor a retirar os obstáculos que se opõem à união divina. A colaboração que Deus lhe pede neste período é especialmente grande e ativa, e revela-se com especial vivacidade à consciência. Durante este período, Deus concede graças sensíveis que elevam e encorajam; mas a alma experimenta alternativas, vicissitudes interiores: cai e levanta-se, sofre e descansa, retoma o fôlego e recomeça.

À medida que a alma avança e supera os obstáculos, a sua vida interior vai-se tornando mais homogénea, mais regular, mais unida, e a ação de Deus faz-se sentir com mais intensidade, porque tem mais liberdade para se exercer, encontra menos resistência e mais disponibilidade na alma; começamos então a progredir rapidamente no caminho da perfeição. [...] Nosso Senhor deu-nos claramente esta doutrina fundamental: «Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer». [...]

Imaginar que Cristo fará todo o trabalho é uma ilusão perigosa; mas julgar que podemos fazer alguma coisa sem Ele é uma ilusão não menos perigosa. Devemos, pois, estar convencidos de que as nossas obras só têm valor em razão da nossa união a Jesus.””

Este texto é maravilhoso. Revejo-me nele. À medida que o tempo vai passando, vou aprendendo cada vez mais e sentindo cada vez com mais intensidade o que Deus vai fazendo em mim e por mim.

Nunca imaginei que isto me viesse a acontecer, mas é a mais pura das realidades!

Deus é Pai Misericordioso e Bom, que não nos abandona nunca, e nos ajuda em tudo, é só prestarmos-Lhe um pouquinho de atenção!

Talvez eu esteja a falar errado, ou seja, temos de nos esforçar para termos um encontro muito profundo e íntimo com Jesus, encontro que nos marque de tal modo que tudo façamos para querermos estar sempre bem unidos a Ele! Então, com Sua ajuda, vamos fazendo caminho e o amor e a intimidade aumentam… e quando por alguma razão temos momentos em que nos sentimos mais sós, prestemos atenção porque é quando nos vai pedir atitudes mais fortes, mais de acordo com a Sua Divina vontade!

É muito bom viver assim! As lágrimas existem, mas não desesperam, levam-nos a esperar e a confiar mais no Senhor. Há momentos mesmo em que só falta vê-Lo e ouvi-Lo falar, pois sentimo-Lo bem juntinho de nós!

Que sempre seja louvado e ajude todas as pessoas a encontra-Lo no mais fundo do coração, pois é lá que, visivelmente sensível ou escondido por más atitudes praticadas, Ele permanece, esperando o nosso querer amá-Lo como devemos.

Hermínia Nadais

Sem comentários: