segunda-feira, 3 de maio de 2021

CAMINHO VERDADE E VIDA

 

Quando se falam nestes três nomes simples e familiares para todos nós, estamos a referir-nos a Jesus. Ele é a Verdade e a Vida, que terá. Impreterivelmente, de ser o nosso Caminho. Daí Ele dizer, Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida!

Sempre tive em conta estes e outros ensinamentos de Jesus que me foram chegando desde a mais tenra infância, mas que nunca me tocaram tanto como agora. Claro, já tenho muita caminhada de vida, já é tempo de amadurecer ideias e tentar tudo por tudo para que Jesus seja, de facto, o fio condutor da nossa vida. Com muitas asneiritas pelo meio, mas Ele é infinitamente Misericordioso e bom, não há que temer, mas aproveitar bem o tempo e ter muita confiança. Leituras Bíblicas e do Magistério da Igreja vão-me encaminhando os passos, os sacramentos, a oração forte e muito íntima com o Senhor, a preocupação com os irmãos que mais necessitam, o encaminhamento espiritual de que não se pode prescindir, a Sagrada Eucaristia que é o nosso melhor alimento. Senhor! Que o Teu Amor me/nos abrase cada vez mais e encontre em toda a gente formas de cativar, de remover o mal e exercitar o bem, pois foi para isso que fomos criados. Ser cativado por Ti, Jesus, é o melhor que nos pode acontecer! E saber que nos amas tanto e nunca nos desamparas, é a nossa maior força nas dificuldades.

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380)

terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

«O dom do Verbo encarnado», cap XI, n.º 27

Andar pelo caminho da verdade e da vida

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; quem anda por Mim não caminha nas trevas, mas na luz» (Jo 14, 6; 8, 12). E, noutra passagem, a minha Verdade afirma que ninguém pode vir a Mim senão por Ele; e é realmente assim.

Se bem te lembras, foi precisamente isso que te disse quando quis indicar-te o caminho. Portanto, se Ele diz que é o caminho, isso é a própria verdade, e eu mostrei-te que esse caminho tem forma de ponte. Ele também disse que é a verdade; e isso é bem real, pois é um só comigo, que sou a Verdade. Quem O segue anda, pois, no caminho da verdade e da vida. Quem segue esta verdade recebe a vida da graça e não pode morrer de fome, porque a verdade é o seu alimento. Também não pode andar nas trevas, porque Ele é a luz, sem mistura de mentira. Mais ainda, foi Ele que, pela verdade, confundiu e destruiu a mentira com a qual o demónio seduzira Eva. Por esta mentira, o caminho para o Céu tinha sido interrompido; mas a Verdade restabeleceu-o e cimentou-o com o seu sangue.

Aqueles que andam por este caminho são filhos da verdade, pois seguem a verdade, passam pela porta da verdade, e encontram-se unidos, em Mim, Àquele que é o caminho e a porta, o meu Filho, Verdade Eterna e Oceano de Paz.””

Santa Catarina de Sena tem escritos maravilhosos. Ela mantinha um diálogo muito lindo e direto com Deus e conseguia-o descrever muito bem, o que encanta por demais. Ler com muita atenção o texto de Santa Catarina, vale mais do que qualquer coisa que eu escreva. Boa noite. São horas de dormir, na paz do Senhor Jesus, São José e Maria!

Hermínia Nadais

Sem comentários: