terça-feira, 18 de maio de 2021

IMPRESSIONANTE!…

 

Sim! Texto impressionante, mas verdadeiro!

Verdadeiro porque a experiência nos diz que, de facto, tem momentos em que o Pai fica tão próximo tão intimo de nós mesmos que parece falar-nos… a nós, pobres pecadores!

O que não terá feito com pessoas como esta!  O que nos chegou deve ter sido uma pequena parte, mas dá para entender, é simplesmente maravilhoso, faz o coração bater mais forte, dá vontade de nos esforçarmos cada vez mais em fazer a vontade de Deus Pai que Jesus, Deus Filho que nos veio ensinar e nos enviou o Espírito Santo para que pudéssemos compreender mais e melhor tudo quanto quer que façamos, como quer que sejamos. Pena, sermos tão frágeis como somos, que vagueamos tantas vezes sem saber muito bem o que fazer da maravilhosa vida que nos foi ofertada.  

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380)

terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

«O dom do Verbo encarnado», cap. 13, n.º 29

A ponte que nos conduz às alturas do Céu

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Quando o meu Filho único voltou para junto de Mim, quarenta dias após a ressurreição, elevou-se da Terra -- isto é, da sociedade dos homens -- uma ponte que se ergueu até ao Céu por virtude da minha natureza divina, e veio sentar-se à minha direita, Eu que sou seu Pai eterno. Foi isso que o anjo disse, no dia da ascensão, aos discípulos, que estavam como mortos, porque o seu coração tinha deixado a Terra e seguido a sabedoria do meu Filho até ao Céu: «Não fiqueis aí, pois Ele está agora sentado à direita do Pai».

A princípio, fiz-vos uma ponte visível, que é o meu Filho, quando O enviei a viver entre os homens. Depois, quando esta ponte visível Se elevou ao Céu, permaneceu entre vós a ponte e o caminho da doutrina, para sempre unida [...] ao meu poder, à sabedoria do meu Filho e à clemência do Espírito Santo. Este poder comunica a quem segue por esta via a virtude de agir, a sabedoria dá-lhe luz para lhe fazer conhecer a verdade, o Espírito Santo concede-lhe o amor   que consome e destrói o amor sensual, apenas deixando na alma o amor às virtudes.

Assim, pela sua presença visível e pela sua doutrina, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e esta via é a ponte que conduz às alturas do Céu. Era isto que Ele queria significar ao dizer: «Saí de Deus e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai» (Jo 16,28) e «Voltarei a vós» (Jo 14,28); ou seja, meu Pai enviou-Me a vós e fez de Mim vossa ponte, para que possais atravessar o rio e alcançar a vida.””

Atravessar o rio, ser lavados pela água do Batismo e pelo Sangue Sagrado que escorreu do Corpo Sacrificado de Jesus  no caminho da Cruz e na Cruz, transformada, assim, em símbolo de Salvação para toda a Humanidade. Atravessar o rio, deixar a vida de orgulho, maledicência, inveja, ódio… tudo isso que chamamos de pecado para vivermos na Paz e no Amor como Jesus nos exemplificou com a vida e ensinou com a Sua Sagrada boca.

Divino Espírito Santo, concede-nos os Teus Preciosos Dons para que possamos viver bem ao jeito de Deus comoTestemunhas de Jesus para a felicidade de toda a gente que neste mundo lindo onde foi colocada espera a hora de ir até Vós, pois o corpo deixa de respirar, morre, mas o espírito continuará vivo para a eternidade que foi para o que nos criastes.

Louvado sejais, Senhor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: