sexta-feira, 28 de maio de 2021

MISTÉRIOS INSONDÁVEIS

 

Há coisas que falamos todos os dias e nunca as percebemos tal qual são! Há Seres que amamos mais do a nós mesmos, e pouco compreendemos cerca deles, pois quanto mais se busca, se medita, se escuta, se estuda, mais se ama mas menos se compreende. Também… nem a nossa vida é para compreender, é para aceitar, desenvolver, viver o melhor possível no verdadeiro Amor de Deus que se espalha por todos os homens e mulheres nossos irmãos em Jesus Cristo.

Este texto que vou partilhar é um dos que não posso compreender cabalmente, mas vivo, aceito e amo!

“”Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Sermão 25 sobre São Mateus; PL 46, 937 (trad. breviário)

«Esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

Peço-vos que repareis no que diz o Senhor ao estender a mão para os seus discípulos: «Aí estão minha mãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.» Porventura não fez vontade do Pai a Virgem Maria, que acreditou pela fé e concebeu pela fé, que foi escolhida para que dela nascesse a salvação entre os homens e que foi criada por Cristo antes de Cristo ter sido criado nela? Maria cumpriu, e cumpriu perfeitamente, a vontade do Pai; e por isso Maria tem mais mérito por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido Mãe de Cristo; mais ditosa é Maria por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido Mãe de Cristo. Portanto, Maria era bem-aventurada porque, antes de dar à luz o Mestre, O trouxe no seio. […]

Maria é santa, Maria é bem-aventurada. Mas é mais importante a Igreja do que a Virgem Maria. Porquê? Porque Maria é uma parte da Igreja, membro santo, membro excelente, membro supereminente, mas apesar disso membro do corpo total. […] Reparai portanto em vós mesmos, irmãos caríssimos. Também vós sois membros de Cristo, também vós sois corpo de Cristo. Vede como o sois quando Ele diz: «Aí estão minha mãe e meus irmãos.» Como sereis mãe de Cristo? «Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»””

“Aquele que fizer a vontade de Meu Pai esse É meu irmão, minha irmã e minha mãe!”

Ao ler e meditar nesta frase penso seriamente se, de facto, faço a vontade de Deus! Que a quero fazer, não tenho a menor dúvida, mas dou comigo tantas vezes baralhada sem saber para que lado me voltar, a querer trabalhar e a adormecer, a querer rezar com atenção e o safado do pensamento a fugir-me para onde eu no quero, enfim, coisas disparatadas que nem devem passar pela cabeça de ninguém!

De facto Jesus, Deus, é e será sempre o nosso maior protetor e amigo!

Senhor Jesus, perdoa o povo que tão carinhosamente criaste e por quem tão amorosamente Te entregaste naquela Cruz… e nos sofrimentos horrorosos que antes tiveste que passar!

Obrigada, Senhor! Vela por toda a humanidade! Não deixes que ninguém se perca neste mundo recheado de coisas que levam as pessoas para o mal, sem disso se darem conta!

Senhor! Te peço humildemente a conversão dos pobres pecadores! Tenho tantas coisas para Te pedir, mas como conheces o meu querer e coração melhor do que eu própria, sabes Amor da minha vida, que o que mais desejo é toda a gente contigo!

Hermínia Nadais  

Sem comentários: