quinta-feira, 13 de maio de 2021

PERMANECER NO AMOR!

 

Difícil, pois, é? Mas nunca ninguém nos disse
que a vida era simples, muito pelo contrário. Quando somos pais, a nossa primeira preocupação é facilitar a vida dos filhos e filhas, o que é muito natural. Mas… não temos nada que facilitar, temos, sim, é que descobrir como são intimamente e tentar ajudá-los a crescer harmoniosamente, corpo, inteligência, atitudes, tantas coisas que não dá para referir! Quanto mais ajudarmos a desenvolver qualidades e a esquecer ou desprezar asneiras, mais felizes e realizados eles se encontrarão. Ajudar a desenvolver ao máximo uma pessoa, é amá-la de verdade! Saber compreender… é amar; saber ouvir… é amar; saber esquecer… é amar: saber corrigir… é amar; saber escutar com paciência… é amar, é dar-se, é entregar-se ao que Deus Pai Comum quer que façamos como irmãos que somos em Jesus Cristo!

“”Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)

bispo, doutor da Igreja

«Falar com Deus com confiança e familiaridade»

«Permanecei no meu amor»

Crede que não há amigo, irmão, pai, mãe, esposo ou noivo neste mundo que vos ame mais do que o vosso Deus. A graça divina é o tesouro de elevado preço, o tesouro inesgotável a que se refere o sábio (cf Sab 7,14), que, quando começamos a usá-lo, nos permite participar da amizade com Deus. Nós éramos criaturas débeis, pobres servos; e eis que nos tornamos amigos, e amigos muito queridos do nosso Criador.

Precisamente para nos aumentar a confiança, Ele aniquilou-Se (cf Fil 2,7), abaixando-Se à condição de homem, permanecendo entre os homens (cf Bar 3,38). Mas não Lhe bastou: fez-Se menino, fez-Se pobre, deixou-Se matar injustamente numa cruz diante de todo o povo. Mais ainda, ficou sob as espécies de pão, para Se tornar nosso companheiro de todos os dias e Se unir, em união íntima, a cada um de nós: «Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em Mim e Eu nele» (Jo 6,56), prometeu. Em suma, ama tanto cada um de nós, que é como se não amasse mais ninguém.

E é a Ele, e a mais ninguém, que deveis amar. Sobre Ele, podeis e deveis dizer: «O meu Amado é para mim, e eu sou para Ele» (Cant 2,16); o meu Deus deu-Se sem reservas, e é sem reservas que eu me entrego a Ele; fui escolhido por Ele como objeto da sua ternura, e Ele, alvo e rosado (cf Cant 5,10) entre mil, entre todos, amável e amante, é o eleito do meu coração, o único a quem quero amar.””

Estamos na altura própria de falar no verdadeiro Amor, o Espírito Santo, amor entre Deus e Jesus, o verdadeiro Amor!

O coração aperta, a cabeça parece fugir perante esta enormíssima verdade!

E amar os que nos amam, é difícil porque há sempre coisas que temos de desculpar e compreender e aceitar, mas amar os inimigos, aqueles e aquelas que nos fizeram mal pelas mais diversas razões… só mesmo pensando em Nosso Senhor Jesus Cristo que se entregou aos maiores horrores até morrer por nós na Cruz, por nós, para nos perdoar a nossa falta de amor, as nossas incompetências e irresponsabilidades, as nossas asneiras  todas… sem nunca se queixar!

Este… o nosso exemplo a seguir. Que Ele e Sua Mãe Santíssima me ajude e a toda a gente!

Hermínia Nadais

Sem comentários: