quarta-feira, 11 de agosto de 2021

AINDA… SÃO LOURENÇO!

 



A riqueza da Igreja são os pobres e desprotegidos que necessitamos de ajudar! São os tristes e doentes! Os drogados e viciados em atitudes más que devemos ajudar a corrigirem-se.

Claro que São Lourenço sabia de tudo muito bem!

“”Santo Agostinho (354-430)

bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Sermão 302, para a festa de São Lourenço

«Ele distribui do que é seu, dá aos pobres; a sua prosperidade subsiste para sempre» (Sl 111,9)

São Lourenço era diácono em Roma e os perseguidores da Igreja pediram-lhe que entregasse os tesouros da Igreja. Para obter um verdadeiro tesouro no Céu, ele sofreu tormentos cujo relato causa horror: foi deitado numa grelha. sobre as chamas. […] No entanto, triunfou de todas as dores físicas, pela extraordinária força que extraía da sua caridade e do auxílio daquele que o tornava inquebrável: «Pois nós somos obra sua, criados em Jesus Cristo em vista das boas ações que Deus de antemão preparou para as praticarmos» (Ef 2,10)

Lourenço provocara a cólera dos perseguidores […] dizendo-lhes: «Tragam-me várias carroças onde eu possa levar-vos os tesouros da Igreja» Trouxeram-lhas; ele encheu-as de pobres e enviou-lhos, dizendo: «Eis os tesouros da Igreja».

Nada mais verdadeiro, meus irmãos: é nas necessidades dos pobres que está a riqueza dos cristãos, se compreendermos bem como fazer frutificar o que possuímos. Há sempre pobres entre nós; se lhes confiarmos os nossos tesouros, não os perderemos.””

E nós! será que sabemos Ser Igreja como Jesus quer e nos ensinou?

Por mim… quero… mas do querer ao ser vai uma grande distância! Com a passagem do tempo parece-me ver-me cada vez pior!

Que Deus me perdoe e ajude… e a todas as pessoas que precisarem!

São Lourenço, Rogai por nós!

Hermínia Nadais

Sem comentários: