terça-feira, 10 de agosto de 2021

HOJE… DIA DE SÃO LOURENÇO!

 

São Lourenço foi um Diácono permanente, e como tal dedicou-se à pregação da Palavra e à ajuda aos pobres e necessitados, claro, a todos os tipos de pobreza material e espiritual!

Acabou por ser queimado vivo, um tipo de martírio que nem dá para entender, imagino o homem a arder… até morrer… só com muito Amor, um Amor incondicional e uma grande ajuda de Deus se pode conseguir!

Que São Lourenço nos proteja sempre!

“”São João Crisóstomo (c. 345-407)

presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja

Homilias sobre São Mateus, n.º 16

 «Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim revogar, mas completar»

Quereis saber como é que, longe de revogar a Lei e os profetas, Jesus vem confirmá-los e completá-los? Quanto aos profetas, fá-lo confirmando com as suas obras o que eles tinham anunciado; donde a expressão que Mateus utiliza com tanta frequência: «Para que se cumprisse a palavra do profeta...».

Quanto à Lei, cumpriu-a de três maneiras. Primeiro, não omitindo nenhuma prescrição legal. Com efeito, disse a São João Batista: «Convém que se cumpra toda a justiça» (Mt 3,15); e aos judeus: «Quem de vós pode acusar-me de pecado?» (Jo 8,46). [...]

Em segundo lugar, cumpriu a Lei porque quis submeter-Se a ela pela nossa salvação. Ó prodígio! Ao fazê-lo, comunicou-nos a graça de também nós a cumprirmos, como nos ensina São Paulo: «O fim da Lei é Cristo, para que, deste modo, a justiça seja concedida a todo o que tem fé» (Rom 10,4); o Apóstolo diz também que o Salvador condenou o pecado na carne «para que assim a justiça exigida pela Lei possa ser plenamente cumprida em nós, que já não procedemos de acordo com a carne» (Rom 8,4); e ainda: «Quer isso dizer então que, com a fé, anulamos a Lei? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a Lei» (Rom 3,31). Com efeito, a Lei pretendia tornar o homem justo, mas não tinha capacidade para o fazer; por isso, Cristo, que é o fim da Lei, veio mostrar-nos o caminho que conduz à justiça, ou seja, à fé, cumprindo assim a intenção da Lei. A letra da Lei não podia justificar o pecador; mas a fé em Cristo pode justificá-lo. É por isso que Ele diz que não veio revogar a Lei.

Analisando com atenção, detetamos ainda um terceiro modo de cumprimento, que consiste nos preceitos que Cristo veio dar-nos: longe de reverterem a Lei de Moisés, estes preceitos são a justa consequência e o cumprimento natural da mesma.””

Como chegar à atitude de São Lourenço? Talvez aqui encontremos um caminho, o único caminho que nos pode levar à verdadeira dádiva, entrega, cuidado, presença, AMOR!

Que Jesus nos ajude como ajudou a São Lourenço, e que sejamos atentos ao Seu chamado como esteve São Lourenço!

Boa noite, com Jesus como São Lourenço!

Hermínia Nadais

Sem comentários: