segunda-feira, 23 de agosto de 2021

INCOMPREENSÍVEL… MAS… SENSÍVEL…

 

Incompreensível… mas bem sensível, pelo menos em algumas ocasiões especiais!

Parei um pouquinho nas lides da vida para me dedicar um pouquinho à verdadeira vida que interessa interiorizar e viver, pois nos levará a uma vida maior, que acreditamos mesmo sem compreender.

Neste movimento, que é diário, embora sem hora certa, fiquei muito sensibilizada com o que vi, li, e mais ainda com o que senti, pois fiquei sem palavras exorta em pensamentos que me vieram não sei muito bem de onde.

Talvez, do Senhor Supremo de todos os pensamentos que ansiamos e que às vezes Ele nos providencia, para nos levar aonde não pensamos mas Ele sabe que precisamos!

O texto é este. Eu tenho o livro das “Confissões de Santo Agostinho”, mas… ou ainda não cheguei a este texto, ou não me disse nada do que hoje me segredou!

“”Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Confissões, VII, 10  Cristo chama-nos a ver a luz que brilha sobre nós

 Aconselhado pelas minhas leituras a debruçar-me sobre mim mesmo, entrei no fundo do meu coração, conduzido por Ti. Pude fazê-lo porque Tu és o meu apoio. Entrei em mim e vi, não sei com que olhos, mais alta do que o meu pensamento, uma luz imutável. Não era a luz habitual que os olhos do corpo apreendem, nem sequer uma luz do mesmo tipo mas mais poderosa, mais brilhante, que enchesse tudo com a sua imensidade. Não, não era isso, era uma luz diferente, muito diferente de tudo isso.

Também não estava acima do meu pensamento como o azeite fica por cima da água, ou como o céu se estende por cima da Terra. Estava acima porque foi ela que me criou, e eu por baixo porque sou obra sua. Para a conhecer, é preciso conhecer a verdade; e aquele que a conhece, conhece a eternidade; é a caridade que a conhece. Ó eterna verdade, verdadeira caridade, querida eternidade! Tu és o meu Deus, por Ti suspiro dia e noite.

 Quando comecei a conhecer-Te, elevaste-me a Ti para me mostrares que me faltava compreender muitas coisas e era ainda incapaz de o fazer. Fizeste-me ver a fraqueza do meu olhar, lançando sobre mim o teu esplendor, e eu estremeci de amor e de espanto. Descobri que estava longe de Ti, na região da dissemelhança, e a tua voz vinha a mim como que das alturas: «Eu sou o pão dos fortes; cresce e comer-Me-ás. E não serás tu que Me transformarás em ti, como acontece com o alimento do corpo, mas tu é que serás transformado em Mim».””

Claro que, finalmente, depois de muitos quês e porquês,  procuro avidamente o alimento especial que é ‘Jesus Escondido’ como dizia o Santo Francisco Marto, mas que Esse Alimento me transforma n’Ele mesmo… eu sabia… mas dito desta maneira, sem eu pensar, tocou-me bem mais lá no fundinho do coração!

Senhor Jesus, que não olhas à minha indignidade, que me aceitas como sou e me queres fazer cada vez melhor, mais parecida com’Tigo, ajuda-me a ser o que desejas junto dos nossos irmãos a quem tanto amo!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais!

Sem comentários: