domingo, 8 de agosto de 2021

TORMENTOS… QUEM OS NÃO TEM!...

 


Há tormentos… e tormentos! Mas, de uma ou outra forma, tormentos, chatices, passagens incompreensíveis que surgem muitas vezes, todos temos, todas temos!

Esta explicação que se segue referente a uma cura que uma mulher cananeia pediu a Jesus é muito atual para qualquer de nós!

Como Cristãos Batizados pertencemos à Igreja de Jesus Cristo, Igreja Cristã, e todos nós precisamos de cura para as nossas debilidades morais e espirituais que são mais que muitas. Jesus deixou-nos os Apóstolos, representados pelo Papa, Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, onde podemos procurar os Sacramentos que nos curam, pois precisamos muito de ser curados todos os dias. Por muito cuidado que tenhamos caímos sempre em coisas que não queremos e nos deixam atormentados… ou atormentadas… por não gostamos de magoar Jesus e a nós também, pois quem magoa Jesus com o pecado fica magoado e mais ou menos separado de Jesus porque pecou!

Jesus é, todo Ele, imagem do Pai, misericórdia e perdão! Perdão e misericórdia para os cristãos e não cristãos, pois todos, todos, somos filhos de Deus e irmãos de Jesus. Ou ovelhas perdidas da Casa de Israel, a Igreja, ou pagãos pessoas que ainda não conhecem Jesus para puderem viver segundo o Seu jeito e Palavra.

“”Santo Hilário (c. 315-367) bispo de Poitiers, 

doutor da Igreja Comentário ao Evangelho de São Mateus, 15; SC 258

«Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio»

Pessoalmente, esta cananeia pagã não tinha necessidade de ser curada, uma vez que reconheceu Cristo como Senhor e Filho de David; mas pede auxílio para a sua filha, isto é, para a multidão pagã prisioneira de espíritos impuros. O Senhor cala-Se, reservando com o seu silêncio o privilégio de salvar Israel. [...] Trazendo em Si o mistério da vontade do Pai, responde que não foi enviado senão às ovelhas perdidas de Israel, para que ficasse claro que a filha da cananeia é um símbolo da Igreja. [...] Não é que a salvação não pudesse ser dada também aos pagãos, mas o Senhor tinha vindo para os seus e ao mundo que era seu (cf Jo 1,11), e esperava os primeiros indícios da fé deste povo de onde Ele próprio era originário; os outros seriam salvos depois, pela pregação dos apóstolos. [...]

E, para que compreendêssemos que o silêncio do Senhor provém da consideração do tempo e não de qualquer obstáculo colocado pela sua vontade, acrescenta: «Mulher, é grande a tua fé». Queria dizer que esta mulher, já certa da sua salvação, tinha fé na congregação dos pagãos, que ocorreria quando, pela sua fé, eles fossem libertados de todo o tipo de espíritos impuros como a jovem o foi. E assim aconteceu: prefigurado o povo dos pagãos na filha da cananeia, homens prisioneiros de diversos tipos de doenças são apresentados ao Senhor pelas multidões (cf Mt 15,30). São homens incréus, isto é, doentes, que são levados pelos crentes a adorar e a prostrar-se, e a quem é dada a salvação.””

«Mulher, é grande a tua fé». Será que Jesus poderá dizer o mesmo de cada um ou uma de nós?

Esperamos que possa, pois é a maior felicidade que poderemos ter, uma vez que, sem fé forte e coesa, nunca poderemos esperar e amar a Deus e ao próximo por Deus como a todos convém!

Boa semana, com Deus, aguentando, com Ele e por Ele, todos os nossos tormentos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: