sexta-feira, 13 de agosto de 2021

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

 

 


Nós, eu, prendo-me muito com as Leituras Bíblicas descurando o CIC ou Catecismo da Igreja Católica que nos explica tudo, tudo, com uma clareza incalculável.

Enquanto catequistas e nos Cursos de Catequese utilizava muito o CIC, depois fui esquecendo o seu enormíssimo valor.

Ontem, surgiu-me este texto dele retirado como explicação das Leituras do Dia, e achei tão importante que decidi partilhar:

“”Catecismo da Igreja Católica §§ 1444, 1449, 1484

«Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu»

Ao tornar os apóstolos participantes do seu próprio poder de perdoar os pecados, o Senhor dá-lhes também autoridade para reconciliar os pecadores com a Igreja. Esta dimensão eclesial do seu ministério exprime-se, nomeadamente, na palavra solene de Cristo a Simão Pedro: «Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares na Terra ficará ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra ficará desligado nos Céus» (Mt 16,19). «Este mesmo encargo de ligar e desligar, conferido a Pedro, foi também atribuído ao colégio dos apóstolos unidos à sua cabeça (cf Mt 18,18; 28,16-20)» (Vaticano II, Lumen Gentium, 22).

A fórmula de absolvição em uso na Igreja latina exprime os elementos essenciais deste sacramento: o Pai das misericórdias é a fonte de todo o perdão. Ele realiza a reconciliação dos pecadores pela Páscoa de seu Filho e pelo dom do seu Espírito, através da oração e do ministério da Igreja: «Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo». […]

Cristo age em cada um dos sacramentos. Ele dirige-Se pessoalmente a cada um dos pecadores: «Meu filho, os teus pecados são-te perdoados» (Mc 2,5); Ele é o médico que Se inclina sobre cada um dos doentes que dele precisam, para os curar (cf Mc 2,17), aliviando-os e reintegrando-os na comunhão fraterna. A confissão pessoal é, pois, a forma mais significativa da reconciliação com Deus e com a Igreja.””

Oxalá encante alguém esta explicação tão natural cujas palavras, algumas delas, tantas vezes ouvimos no Sacramento da Penitência ou Confissão!

Meu Deus, como me sinto pobrezinha! Tantas coisas a prestar atenção, a aprender, a exemplificar!...

E   quando chego à noite e penso no que foi o dia, quantas dificuldades encontro em verificar as minhas boas ou más atitudes, o que poderia ou não ter feito ou deixado de fazer…

Senhor! Que o Teu Santo Espírito me ajude a olhar-me como convém, para Tua maior glória e felicidades de todos os irmãos que tão carinhosamente me deste e me chamas a cuidar!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: