quarta-feira, 4 de agosto de 2021

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

 

Um sacerdote, que, para o chegar a ser, teve que ser muito ajudado… mas na sua missão sacerdotal foi exímio! Um homem espetacular, um Padre Maravilhoso que se tornou exemplo para os demais sacerdotes!

Quando falamos em sacerdotes, falamos em pessoas que têm a sua vida consagrada ao Senhor de modo que nos cheguem ao Senhor também! São, imagem visível do Senhor Jesus junto de nós! Não como o Senhor Jesus, pois Perfeito na vida humana mesmo só Jesus, mas imagem de Jesus… que não conseguem ver os corações como Jesus via e vê, mas que nos conseguem inúmeras graças do Senhor e nos ensinam a viver como Ele deseja. Não sei que seria de mim sem a ajuda de um sacerdote como meu Diretor Espiritual!

“”Santo Agostinho (354-430)

bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Sermão atribuído, Apêndice nº 192; PL 39, 2100

«Manda-me ir ter contigo sobre as águas»

Quando Pedro, cheio de audácia, avança sobre o mar, os seus passos vacilam, mas o seu amor reforça-se [...]; afundam-se-lhe os pés, mas ele agarra-se à mão de Cristo. Quando sente as ondas abrirem-se, apoia-se na fé; perturbado pela tempestade, tranquiliza-se no seu amor pelo Salvador. Pedro anda sobre o mar mais levado pelo amor que pelos pés. [...] Não vê por onde caminha; vê apenas o vestígio dos passos daquele que ama. Do barco, onde estava seguro, viu o Mestre e, guiado pelo amor que Lhe tem, entra no mar. Já não vê o mar, mas apenas Jesus.

Quando, porém, sente a força do vento, aturdido pela tempestade, o temor começa a encobrir-lhe a fé [...] e a água abre-se-lhe sob os passos. Enfraquecendo a fé, a água enfraquece como ela. Então, Pedro grita: «Salva-me, Senhor!». Imediatamente, Jesus estende a mão e, segurando-o, diz-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste? Tens tão pouca fé, que não pudeste continuar e chegar até Mim? Porque não tiveste a fé necessária para chegar ao fim? Fica doravante a saber que só esta fé pode sustentar-te sobre as ondas». [...]

Pedro duvida um momento, está prestes a perecer, mas salva-se invocando o Senhor. [...] Também este mundo é um mar onde o demónio agita as águas e as tentações multiplicam os naufrágios; só poderemos salvar-nos gritando pelo Salvador, que estenderá a mão para nos agarrar. Por conseguinte, invoquemo-lo incessantemente.””

Precisávamos de, bem ao jeito de Pedro, nos lançarmos de qualquer forma e jeito na busca de Jesus, pois Ele nunca nos deixaria cair, mas a nossa, minha fé, ainda é muito fraquinha!

Senhor! Aumenta a minha fé, a minha esperança, o meu amor, pois só amando como Tu ensinastes, do Teu jeito, tudo estará conforme a Tua Divina vontade!

São João Maria Vianney, rogai por nós!

Hermínia Nadais

Sem comentários: