domingo, 15 de agosto de 2021

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA!

 

Dia grande e repleto de significado, que me lembra acontecimentos agradabilíssimos que não mais irão acontecer.

Acontecimentos cuja recordação me levou a intensas lágrimas de saudade!

Mas… já passou! E estou sem mais palavras!

“”Santo Aelredo de Rievaulx (1110-1167) monge cisterciense

2.º sermão para a Assunção

«De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações»

Se Santa Madalena – que foi pecadora e de quem o Senhor expulsou sete demónios – mereceu ser glorificada por Ele a ponto de o seu louvor permanecer na assembleia dos santos (cf. Sl 149,1), quem poderá medir como «os justos se alegram e rejubilam, diante do Senhor exultam de alegria» (Sl 67,4) relativamente a Santa Maria, que não conheceu homem? (cf. Lc 1,34). [...] Se o apóstolo São Pedro – que não só foi incapaz de velar uma hora com Cristo, mas chegou mesmo a renegá-lo (cf. Mt 26,40.70) – obteve depois uma graça tal que lhe foram confiadas as chaves do Reino dos Céus (cf. Mt 16,19), de que elogios não foi Santa Maria digna, Ela que carregou no seu seio o Rei dos anjos em pessoa, Aquele que os Céus não podem conter? Se Saulo, que «respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor» (At 9,1) [...], foi objeto de tal misericórdia [...] que foi arrebatado «até ao terceiro Céu, ou no corpo ou fora dele» (2Cor 12,2), não é de surpreender que a Santa Mãe de Deus – que esteve sempre junto do seu Filho durante as suas provações (cf. Lc 22,28) – tenha subido ao Céu em corpo e alma, e tenha sido exaltada por coros de anjos.

Se há «alegria no céu por um só pecador que se arrepende» (Lc 15,7), que louvor alegre e belo se elevará na presença de Deus sobre Santa Maria, que nunca pecou? [...] Se aqueles que «outrora eram trevas» e se tornaram «luz diante do Senhor» (Ef 5,8) «resplandecerão como o Sol no Reino de meu Pai» (Mt 13,43), quem poderá narrar «o peso eterno de glória» (2Cor 4,17) de Santa Maria, que veio a este mundo «como a aurora, bela como a lua, brilhante como o Sol» (Cant 6,10), e de quem nasceu «a luz verdadeira que, vindo ao mundo, a todo o homem ilumina» (Jo 1,9)? Aliás, se o Senhor disse: «Se alguém quer servir-Me, que Me siga e onde Eu estiver ali estará também o meu servidor» (Jo 12,26), onde poderá estar sua mãe, que O serviu com tanto empenho e constância? Se ela O seguiu e Lhe obedeceu até à morte, a ninguém surpreenderá que agora «siga o Cordeiro aonde quer que Ele vá» (Ap 14,4).””

Não podia deixar de partilhar este maravilhoso texto que nos diz tanto sobre os Santos e sobre a Maravilhosa e Ditosa Mãe Maria!

Que sempre nos proteja!

Hermínia Nadais

Sem comentários: