quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MUITO GIRO!...



O Santo Padre, com palavras muito elucidativas, diz que os cristãos criticadores de toda a pregação são alérgicos aos pregadores, e não são livres nem alegres porque têm medo da liberdade do Espírito Santo. Que são pessoas tão insatisfeitas como crianças sempre descontentes, que não sabem brincar nem conviver ou fazer o que os outros fazem, que nada está bem para elas.
E diz ainda que essas pessoas "não estão abertas à Palavra de Deus", e que a sua rejeição "não é à mensagem, é ao mensageiro".
E evoca os que rejeitaram João Batista, que não comia nem bebia… e Jesus, que comia e bebia e era amigo de publicanos e pecadores… pois preferiam se refugiar nos preceitos morais dos fariseus; nos compromissos políticos dos saduceus; na revolução social dos zelotes; na espiritualidade gnóstica dos essênios, pois ao contrário do pregador sabiam o que queriam, e diziam aceitar a verdade da revelação mas não o pregador, pois “preferem uma vida engaiolada nos seus preceitos, nos seus compromissos, nos seus planos revolucionários ou na sua espiritualidade desencarnada. São esses cristãos que estão sempre descontentes com aquilo que o pregador fala.”
Para o santo padre, esses cristãos tristes não são livres, porque “têm medo da liberdade do Espírito Santo, que vem até nós através da pregação. E este é o escândalo da pregação, de que São Paulo falava: o escândalo da pregação que termina no escândalo da cruz. O que escandaliza é que Deus nos fale através de homens com limitações, homens pecadores: isso escandaliza! E escandaliza mais ainda o fato de que Deus nos fale e nos salve através de um homem que diz que é o Filho de Deus, mas que termina como um criminoso. Isto escandaliza".”
Não acreditam no Espírito Santo nem na “liberdade que vem da pregação, que adverte, que ensina, que repreende também; mas é precisamente a liberdade o que faz a Igreja crescer.”
E afirma que, “ao ver essas crianças que têm medo de dançar, de chorar, que têm medo de todos, que esperam segurança em tudo, eu penso nesses cristãos tristes, que sempre criticam os pregadores da verdade porque têm medo de abrir a porta para o Espírito Santo. Vamos rezar por eles e rezar também por nós, para não sermos cristãos tristes, tirando do Espírito Santo a liberdade de vir até nós através do escândalo da pregação".”
Muito gira esta forma de dizer, de ensinar! No nosso tempo, se estivermos atentos, veremos que isto acontece todos os dias com muita gente!
É tão bom ouvir falar de Jesus e dos caminhos que levam até Ele!... Que o Espírito Santo nos encaminhe e esteja sempre connosco!

Sem comentários: