domingo, 15 de dezembro de 2013

A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM


Um importante documento do Papa apresentado a 24 de Novembro de 2013, festa de Cristo Rei.
A Alegria do Evangelho fala sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”no mundo atual.
Acerca do documento, o Papa Francisco escreve: 

"“Aqui escolhi propor algumas directrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. E deteve-se antes de mais nas seguintes questões: “a) A reforma da Igreja em saída missionária. b) As tentações dos agentes pastorais. c) A Igreja vista como a totalidade do povo de Deus que evangeliza. d) A homilia e a sua preparação. e) A inclusão social dos pobres. f) A paz e o diálogo social. g) As motivações espirituais para o compromisso missionário.”
E continua:
“Se a Igreja conseguir ser melhor, sem dúvida o mundo também o será. O importante é que “Jesus Cristo pode romper também os esquemas enfadonhos em que pretendemos aprisioná-Lo, e surpreende-nos com a sua constante criatividade divina.” Em “toda a vida da Igreja deve manifestar-se sempre que a iniciativa é de Deus” e não nossa” e é por isso que “A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”.”
E ainda continua:
“Não ignoro que hoje os documentos não suscitam o mesmo interesse que noutras épocas, acabando rapidamente esquecidos. Apesar disso sublinho que, aquilo que pretendo deixar expresso aqui, possui um significado programático e tem consequências importantes”.
E mais: “acho que não se deva esperar do magistério papal uma palavra definitiva ou completa sobre todas as questões que afetam a Igreja e o mundo. Não é conveniente que o Papa substitua os episcopados locais no discernimento de todas as problemáticas que surgem nos seus territórios. Neste sentido, percebo a necessidade de avançar em uma saudável “descentralização”.”
Com esta exortação considerada de leitura e reflexão obrigatória, a nível pessoal e comunitário, o Papa afirma: “dado que sou chamado a viver aquilo que peço aos outros, devo pensar também numa conversão do papado”, porque “também o papado e as estruturas centrais da Igreja universal necessitam escutar o chamado a uma conversão pastoral”, e apela a cada Igreja particular para entrar “em um processo decidido de discernimento, purificação e reforma”."

Escutemos a voz do Papa! Meditemos a Exortação Apostólica EVANGELII GAUDIUM!
Entremos uma reestruturação gradual dos nossos pensamentos e desejos numa constante conversão às decisões e chamadas de atenção da Igreja para o nosso bem pessoal, para o bem das comunidades onde estamos inseridos e para o bem de toda a humanidade!
E que Deus seja louvado!

Sem comentários: