sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A NOVA EVANGELIZAÇÃO



Já vai para dez anos que faço parte do maravilhoso Movimento dos Cursilhos de Cristandade! Neste âmbito na passada quinta feira, a Ultreia surpreendeu por demais, pois o Diretor Espiritual foi extraordinário e pôs toda a gente muito bem disposta, mais que o habitual!
As Ultreias são espaços de aprendizagens e partilhas, em pequenos ou grandes grupos, onde o termo 'nova evangelização' é muito falado. O Movimento, que assenta no crescimento pessoal e social, no apostolado na vida normal dentro do metro quadrado onde cada um estiver, é uma constante ‘Nova Evangelização’.
Os Cursilhistas, como se chamam as pessoas que pertencem ao Movimento, têm a consciência cada vez mais clara de que, mesmo em ambientes de antiga tradição cristã, é necessário um renovado anúncio do Evangelho, para promover um encontro com Cristo que não seja superficial e marcado pela rotina, mas que, realmente, vá transformando a vida.
Os Cursilhistas estão atentos às condições da sociedade numa constante revisão de métodos procurando por todos os meios estudar a forma de levar ao meio ambiente a mensagem cristã, mensagem em que cada pessoa concreta pode encontrar a resposta para as suas perguntas e a energia para o seu compromisso de seguir Jesus Cristo.
Conscientes das nossas responsabilidades de cristãos, estas palavras do Papa assentam-nos como uma luva: “Eu gostaria de incentivar a comunidade eclesial inteira a ser evangelizadora, a não ter medo de sair às ruas para anunciar, confiando principalmente na presença misericordiosa de Deus, que nos guia. As técnicas são importantes, mas nem as mais avançadas delas poderiam substituir a ação discreta e muito eficaz daquele que é o principal agente da evangelização: o Espírito Santo. Precisamos ser conduzidos por ele, mesmo que seja por estradas novas; precisamos ser transformados por Ele, para que o nosso anúncio seja feito com a palavra sempre acompanhada pela simplicidade de vida, pelo espírito de oração, pela caridade para com todos, especialmente para com os pequenos e pobres, pela humildade e pelo desprendimento, pela santidade de vida".”

Que São Paulo, nosso protetor, nos ajude a estarmos atentos à ação do Espírito Santo, para, com humildade, simplicidade e confiança, podermos fazer de cada dia um “Novo Natal” para evangelizar os nossos ambientes mostrando aos homens e mulheres do nosso tempo o verdadeiro rosto de Deus, AMOR e MISERICÓRDIA INFINITA!
De Colores!

Sem comentários: