terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PARA VIVER O NATAL TODOS OS DIAS!




Os anjos no Presépio de Belém cantaram: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados» (Lc 2, 14).
Os anjos são os mensageiros que nos vieram trazer a mensagem de Deus! Assim, o Natal chama-nos a dar glória a Deus, porque Ele é bom, fiel, compassivo e misericordioso. Que o Senhor nos ajude a todos a dar glória a Deus, não só a adorá-l’o  e a louvá-l’O, mas, antes e acima de tudo, com o viver no AMOR, a gastar a vida por amor a Deus e aos irmãos.
O Natal chama-nos a viver em Paz, não naquela paz que se consegue com um equilíbrio entre forças e num acabar de guerras e concertar de divisões, mas a que se consegue num compromisso de viver em paz todos os dias connosco próprios e com quem connosco convive, o que só será possível a partir do dom da graça que Deus nos dá por Jesus Cristo.
Para dar glória a Deus e ajudar a fazer a Paz na terra, temos de lembrar as crianças vítimas das guerras, os idosos, as mulheres maltratadas, os doentes... tudo o que causa o sofrimento e incompreensão que fere tantos corpos, almas e corações! Temos de pedir a paz para o povo sírio, para a República Centro-Africana, para o povo Sudanez, Nigeriano, Israelita, Palestiniano, Iraquiano… para todo o povo de todo o mundo.
Temos de recordar e pedir pelas pessoas perseguidas por seguirem Jesus, pelos emigrantes que deixam as suas terras na busca de melhor vida, pelos governantes para que governem com justiça e equidade, pelos ricos de bens materiais para que se lembrem de repartir com os pobres ou a criar condições que os ajudem a ganhar o necessário para viver, e pedir também pelos pobres para que não se deixem aniquilar e se esforcem por encontrar formas de ganhar o suficiente para poderem viver com dignidade.
É maravilhosa a oração do Papa Francisco na sua Mensagem Urbi et Orbi deste Natal, que passo a referir, retirada de Zenit:
“Vós, Senhor da vida, protegei todos aqueles que são perseguidos por causa do vosso nome. Dai esperança e conforto aos deslocados e refugiados, especialmente no Corno de África e no leste da República Democrática do Congo. Fazei que os emigrantes em busca duma vida digna encontrem acolhimento e ajuda. Que nunca mais aconteçam tragédias como aquelas a que assistimos este ano, com numerosos mortos em Lampedusa.
Ó Menino de Belém, tocai o coração de todos os que estão envolvidos no tráfico de seres humanos, para que se dêem conta da gravidade deste crime contra a humanidade. Voltai o vosso olhar para as inúmeras crianças que são raptadas, feridas e mortas nos conflitos armados e para quantas são transformadas em soldados, privadas da sua infância.
Senhor do céu e da terra, olhai para este nosso planeta, que a ganância e a ambição dos homens exploram muitas vezes indiscriminadamente. Assisti e protegei quantos são vítimas de calamidades naturais, especialmente o querido povo filipino, gravemente atingido pelo recente tufão.”
Agora… repitamos para nós mesmos as palavras que O Santo Padre, também na sua Mensagem Urbi et Orbi, nos dirigiu:
“Queridos irmãos e irmãs, hoje, neste mundo, nesta humanidade, nasceu o Salvador, que é Cristo Senhor. Detenhamo-nos diante do Menino de Belém. Deixemos que o nosso coração se comova: não tenhamos medo disso. Não tenhamos medo que o nosso coração se comova! Precisamos que o nosso coração se comova. Deixemo-lo abrasar-se pela ternura de Deus; precisamos das suas carícias. As carícias de Deus não fazem feridas: as carícias de Deus dão-nos paz e força. Precisamos das suas carícias. Deus é grande no amor; a Ele, o louvor e a glória pelos séculos! Deus é paz: peçamos-Lhe que nos ajude a construí-la cada dia na nossa vida, nas nossas famílias, nas nossas cidades e nações, no mundo inteiro. Deixemo-nos comover pela bondade de Deus.”
Senhor Jesus! Ajuda-nos a viver em NATAL todos os dias, para que no mundo haja verdadeiro amor e paz, a raiz de toda a compreensão e felicidade!

Sem comentários: