sábado, 14 de fevereiro de 2015

A PELAVRA DE DEUS ´´E PARA TODA A GENTE!



Longe vai o tempo em que as pessoas que frequentavam as igrejas se achavam boazinhas. Não quer dizer que sejam más, mas pelo menos já se olham um pouco mais normais, com boas atitudes mas também com algumas atitudes más. E a pior de todas é a de se julgarem melhores do que as outras, pois, dependendo do que pensarmos e fizermos, isso poderá ser um grande erro.
Todas as pessoas têm boas e más atitudes, todas, sem qualquer excepção. Numas pessoas as boas atitudes são predominantes, noutras nem tanto assim, mas todas têm práticas de bem e de mal.
Claro que as igrejas são casas de oração e encontro com Deus e os irmãos. Esta é a razão porque as pessoas que as frequentam poderão mesmo ter mais possibilidades de fazer boas acções, uma vez que a leitura, meditação e pregação da Palavra de Deus é uma constante nas igrejas, o que pode fazer toda a diferença, mas nem sempre.
E não raras vezes é o mau comportamento dos cristãos que vão às igrejas que acabam por afastar das igrejas os que não costumam lá ir.
Nascemos para amar e ser felizes no amor: amor a nós mesmos, pois quem não se ama nem gosta  de si mesmo não conseguirá amar nem gostar de mais ninguém; amor a Deus mais que a nós mesmos; e amor a toda a gente, indefinidamente, a partir da família, amigos, comunidade envolvente.
Não tenhamos ilusões. Para amar como convém... teremos sempre muito que aprender nesta caminhada da vida.
A Palavra de Deus aponta-nos o caminho da felicidade e ensina-nos a amar.  Mas... é urgente tê-la presente todos os dias, lê-la, meditá-la, ouvir falar dela, rezar com ela, fazer dela parte integrante da nossa vida!
A Palavra de Deus ilumina a todas as pessoas, boas e más. Ilumina as boas para as tornar melhores, para as ajudar a desenvolver mais e mais as suas capacidades e a melhorar as suas atitudes. É mais difícil iluminar as más, pois normalmente as pessoas que pensamos más são-no apenas por ignorância, por não conseguirem ver-se tal como são o que as leva a pensarem-se boas, as más são as outras. Estas pessoas necessitam muito da nossa ajuda e das nossas orações. E a Palavra de Deus tem que lhes ser apresentada com muita delicadeza, carinho e ternura, amor e dedicação. Não é preciso falar-lhes dos seus erros, pois aos pouquinhos os irão descobrindo e corrigindo ou tentando corrigir. Temos que imitar a pedagogia de Deus que se serve de não para chegar até eles.
Não podemos esquecer nunca que somos presentes de Deus uns para os outros. E tudo o que os outros fazem, se bem aproveitado, nos ajudará a crescer.
Das pessoas mal comportadas ou mesmo más podemos olhar-nos interiormente a ver se ainda temos em nós algum comportamentos idênticos para corrigir; das pessoas que fazem o bem e são bem comportadas podemos tentar ser semelhantes a elas!
Que a Palavra de Deus nos suporte como necessitamos!

Sem comentários: