terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

SUPORTAI-VOS...



Imaginem o que me havia de encher esta noite do dia de Carnaval! Seria de pensar que iria lembrar cortejos de foliões, mas não!
Esta noite... a palavra suportai-vos suou-me forte, mais forte do que o habitual.
Suportai-vos uns aos outros...são palavras de Jesus!
Quando mais jovem... como talvez tenha acontecido a muita gente... o suportai-vos dizia-me para aguentar os disparates dos outros com mais ou menos paciência, o melhor que pudesse! E foi assim durante muito, muito tempo!
E eu, com as minhas atitudes mais ou menos atentas e pachorrentas... pensava que estava tudo mais ou menos bem!
Mas o Tal Senhor da sábia Pedagogia achou que estava na hora de me chamar à atenção de que o suportai-vos é muito mais do que aguentar as asneiras das pessoas que nos rodeiam. Melhor dizendo, o aguentar das burrices das pessoas que connosco convivem acaba por ser a parte mais fácil.
O suportai-vos quer-nos dizer que temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que à nossa volta todas as pessoas saibam e consigam ser bem comportadas, alegres, contentes, realizadas e felizes!
Esta visão do suportai-vos é muito mais ampla e abrangente, pois torna-nos responsáveis pelo vida dos que estão ao nosso lado. E não só pela sua fome, sede ou agasalho, que se pensarmos bem... é a situação mais fácil de resolver!... Mas também pela falta de aconchego, ternura, carinho, dedicação, entrega, presença, amor!
Quantas pessoas estão doentes pela tristeza de não terem quem as escute atentamente, quem esteja perto delas, quem lhe dê uma palavra ou um gesto de alento, quem as toque com carinho!...
Às vezes, nas Eucaristias, aquando do abraço da paz, cria-se uma certa agitação, que, digamos de verdade, chega mesmo a incomodar. E há sacerdotes a reclamar dizendo que cumprimentem a pessoa da esquerda e da direita, pois serão o símbolo das demais, de toda a humanidade a quem desejamos toda a paz! Mas eu acabo a pensar muito seriamente em quantas destas pessoas terão, na sua vida normal, quem as beije, abrace, ou faça uma outra qualquer manifestação de carinho?
A fome de carinho é muito mais dura do que a fome de pão!
Amanhã... daqui por apenas umas horas... começa a quarentena de preparação para a celebração da Páscoa, a que chamamos Quaresma!
Que o suportai-vos consiga fazer de nós pessoas mais próximas de quem necessita, e mais atentas a tudo quanto  nos for possível dar... para que todos possamos viver mais confortavelmente, em solidariedade, harmonia, paz e amor fraterno!
Que o Senhor nos ajude!

Sem comentários: