segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O PERDÃO DE DEUS É A GRANDE NOVIDADE



Falar de Igreja Mãe é muito importante para nós!
Falar de Deus Pai é importantíssimo!
Falar de Deus Pai e Mãe e da Sua suprema misericórdia ultrapassa todas as nossas expectativas!
Mas Deus é isso mesmo! Deus é Amor infinito, ternura desmedida, misericórdia infinita, perdão, perdão, perdão!
Deus ama e perdoa! Ama sempre e perdoa sempre, assim a pessoa queira ir ao Seu encontro e ser perdoada!
Deus não está preocupado com o que tivermos feito, a Sua preocupação é o querermos encontrar-nos com Ele e que Ele se encontre jubilosamente connosco!
Mas... dir-me-ão: Deus não está connosco?
Claro que Deus está sempre connosco, quer o saibamos ou não, quer o queiramos ou não, mas Deus quer que O queiramos connosco. Deus quer que tenhamos consciência de que Ele está sempre connosco e nos ama assim como somos.
Assim sendo, de que estamos à espera?!...
Quando me lembro da primeira forma como me apresentaram Deus fico horrorizada com a ideia de que ainda haverá quem O apresente da mesma maneira!
Deus é Amor, misericórdia, ternura, perdão!
Deus não castiga ninguém! A justiça de Deus é o amor, a misericórdia e o perdão!
O sacramento ou sinal sensível do perdão de Deus é o que vulgarmente chamamos de Penitência ou Confissão, o que muita gente não conhece verdadeiramente.
Vejamos o que extraí de Zenit de uma das homilias matinais do Papa Francisco em Santa Marta:
“O trabalho de Deus é belo: reconciliar. Porque “nosso Deus perdoa” qualquer pecado, perdoa sempre, faz festa quando lhe pedimos perdão e se esquece de todos os nossos pecados. Francisco refletiu sobre a passagem da carta aos hebreus em que Paulo fala da “nova aliança” estabelecida por Deus com o seu povo eleito.
Deus manda Jesus para estabelecer um novo pacto com a humanidade, cuja base é fundamentalmente o perdão. “Deus perdoa sempre! Ele não se cansa de perdoar. Somos nós que nos cansamos de pedir perdão. Mas Ele não se cansa de perdoar. Se você viveu uma vida de muitos pecados, de muitas coisas feias, e no final, arrependido, pede perdão, Ele perdoa na hora! Ele perdoa sempre”.
O papa falou também do “quanto” Deus está disposto a perdoar. “Basta arrepender-se e pedir perdão”; “não precisa pagar nada”, porque “Cristo já pagou por nós”. Um exemplo é o filho pródigo, que, arrependido, prepara um discurso para o seu pai, mas o pai nem sequer o deixa falar: o abraça e o recebe consigo imediatamente.
“Não há pecado que Ele não perdoa. Ele perdoa tudo. ‘Mas, padre, eu não vou me confessar porque fiz muitas coisas feias, tantas que não vou ter perdão’. Não. Não é verdade. Ele perdoa tudo. Se você vai arrependido, Ele perdoa tudo. E muitas vezes nem deixa você falar! Você começa a pedir perdão e Ele faz você sentir a alegria do perdão antes mesmo de terminar de dizer tudo”.
Francisco disse ainda que Deus “faz festa” quando perdoa e depois “se esquece” dos nossos pecados, porque, para Ele, o que importa é “encontrar-se conosco”.
O Santo Padre sugeriu neste momento um exame de consciência para os sacerdotes dentro do confessionário. “Estou disposto a perdoar tudo?”, “a me esquecer dos pecados dessa pessoa?”. Porque a confissão não é um julgamento, disse o pontífice, e sim um encontro.
“Muitas vezes, as confissões parecem uma formalidade. Tudo mecânico! Não! E o encontro, onde é que está? O encontro com nosso Senhor que reconcilia! E este é o nosso Deus, tão bom! Nós também temos que ensinar: que as nossas crianças, os nossos jovens, aprendam a se confessar bem, porque se confessar não é ir a uma tinturaria para tirar uma mancha. Não! É ir se encontrar com o Pai, que reconcilia, que perdoa e que faz festa”.
O que o Santo Padre diz é a mais pura das realidades, posso atestá-lo!
O perdão de Deus é a grande novidade do Evangelho de Jesus Cristo!
Se toda a gente tivesse conhecimento exacto destas verdades… em qualquer circunstância que vivesse ou tivesse vivido… quanta felicidade encontraria?!
Que o Espírito Santo nos ajude a todos a encontrar o verdadeiro caminho da felicidade por que tanto ansiamos!

Sem comentários: