domingo, 22 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA!



Mais um domingo, diremos! Mas não! Se todos os dias são especiais, este domingo, como domingo, também é de todo especial!
A Quaresma incita-nos à conversão ou mudança de atitudes de vida, ao encontro de verdadeiro caminho da felicidade que todos procuramos avidamente, muitas vezes por sendas tortuosas que nos parecem intransponíveis, quando, com um pouquinho de atenção ao que nos é pedido todos os dias, tudo seria muito mais fácil!
Na Liturgia de hoje, o Evangelho é curtinho, mas cheio de sentido! Vejamos a leitura em si, “Mc 1,12-15” e o que o Evangelho Quotidiano escolheu como comentário.
“Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.
Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens, e os Anjos serviam-n’O.
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Comentário do dia: São Gregório de Nazianzo (330-390), bispo, doutor da Igreja, Sermão XL, 10, A tentação depois do baptismo
‘Se, depois do baptismo, fores atacado pelo perseguidor, o tentador da luz, tens material para a vitória. Ele irá certamente atacar-te, já que também atacou o Verbo, o meu Deus, enganado pela aparência humana que lhe escondia a luz incriada. Não tenhas medo do combate. Opõe-lhe a água do baptismo, opõe-lhe o Espírito Santo no qual se extinguem todos os dardos inflamados lançados pelo maligno. […]
Se ele te mostrar as necessidades que te oprimem – e não deixou de o fazer com Jesus –, se te lembrar que tens fome, não dês a entender que ignoras as suas propostas. Ensina-lhe o que ele não sabe; opõe-lhe a Palavra de vida, esse verdadeiro Pão enviado do céu e que dá a vida ao mundo.
Se ele te estender a armadilha da vaidade – e usou-a contra Cristo, quando O levou ao pináculo do Templo e Lhe disse: «Deita-Te daqui abaixo», para O fazer manifestar a sua divindade –, toma cuidado para não caíres por teres querido elevar-te. […]
Se te tentar pela ambição, mostrando-te, numa visão instantânea, todos os reinos da terra submetidos ao seu poder, e te exigir que o adores, despreza-o: ele não é mais que um pobre irmão teu. E diz-lhe, confiando no selo divino: «Também eu sou imagem de Deus; ainda não fui, como tu, precipitado do alto da minha glória por causa do meu orgulho! Estou revestido de Cristo; tornei-me outro Cristo pelo meu baptismo; cabe-te a ti adorares-me.» Tenho a certeza que ele se irá embora, vencido e humilhado por estas palavras. Vindas de um homem iluminado por Cristo, serão sentidas por ele como se emanadas de Cristo, a luz suprema. Estes são os benefícios que a água do baptismo traz aos que reconhecem a sua força.’"
Este comentário é deveras elucidativo para a nossa vida diária, na atenção que devemos dar ao desviar-nos de tudo de mal que nos aparece!
Santa Quaresma para todos, que é o mesmo que dizer muita felicidade para todos, muita compreensão, aceitação, paz e amor, pois é do que mais desejo na vida!

Sem comentários: