sábado, 28 de fevereiro de 2015

«VAI PRIMEIRO RECONCILIAR-TE COM O TEU IRMÃO»


A loucura de procurar Jesus na Sagrada Comunhão é grande, muito grande, para quem ama Jesus e quer segui-Lo cada vez mais e melhor. E à medida que o tempo passa e o entendimento da vida de amor que Jesus preconiza se vai apoderando da pessoa que conscientemente a procura com toda a sua força de vontade, saem conselhos e admoestações como estas que São João Crisóstomo nos dá:
“Eis o que te proclamo, o que te asseguro, o que te digo com voz tonitruante: Que quem tem inimigos não se aproxime da mesa sagrada nem receba o Corpo do Senhor! Que os que se aproximam não tenham inimigos! Tens algum inimigo? Não te aproximes! Se quiseres fazê-lo, vai primeiro reconciliar-te e depois receberás o sacramento.
Não sou eu que falo assim, é o Senhor quem o diz, Ele que foi crucificado por nós; Ele, para te reconciliar com seu Pai, não recusou ser imolado nem derramar o seu sangue; e tu, para te reconciliares com o teu irmão, nem queres dizer uma palavra e tomar a iniciativa de ir procurá-lo? Escuta o que diz o Senhor a propósito dos que fazem como tu: «Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti…» Ele não diz: «Espera que ele venha procurar-te ou que ele receba a visita de um dos teus amigos na qualidade de reconciliador», nem diz: «Envia-lhe alguém», mas: «Corre tu pessoalmente, vai ter com ele!» «Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.»
Incrível! Então se Deus não Se dá por desonrado de ver deixado de parte um dom que Lhe era destinado, havias tu de te considerar desonrado por dares o primeiro passo para te reconciliar com o teu irmão? Que desculpa tem semelhante conduta? Quando vês um dos teus membros cortado, não tentas por todos os meios juntá-lo ao resto do teu corpo? Faz também assim com os teus irmãos: logo que vejas que eles estão separados da tua amizade, vai depressa buscá-los, não esperes que eles sejam os primeiros a apresentar-se: apressa-te tu a tentar a reconciliação.”
Se todas as pessoas tivessem oportunidade de ouvir estes conselhos os poriam em prática, e o mundo ficaria bem diferente!
Para uma caminhada de Quaresma, desfazer mal entendidos e promover a reconciliação, o perdão e a paz é uma maravilhosa opção!
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: