sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ESCRAVIDÃO PESSOAL



A escravidão pessoal é a pior das escravidões. Antes de mais porque, dada a ideia generosa que temos de nós mesmos pensando-nos boas pessoas e com bons costumes, a escravidão pessoal é muito difícil de detectar.
Fomos criados para amar e servir vivendo em comunidade. A primeira comunidade onde nos inserimos é a família nuclear que nos acolhe e ajuda a crescer. Ao lado da família nuclear temos a família alargada, avós, tios, tias, primos... e também irmãos, pois quando os irmãos formam família normalmente cada um fica na sua casa com a sua família nuclear.
Agora... não temos necessidade de ir mais além para nos olharmos a nós mesmos e verificarmos que temos feitios esquisitos e pensamentos e comportamentos que não edificam em nada nem a nós nem a quem connosco convive. E é nessa nossa maneira de ser que está a nossa escravidão, que somente cada qual poderá descobrir em que consiste.
É difícil admitir os nossos erros ou escravidões! É muito difícil mesmo! Mas é por aí que teremos que começar. Por nós mesmos! Até porque as únicas pessoas que poderemos modificar é a nós mesmos!
Como vou criticar quem valoriza por demais o dinheiro ou outras coisas que dele dependem, se faço tudo para conseguir um pouquinho mais de dinheiro, seja como e com que for?
Como posso olhar para quem gasta o que tem e o que não tem para andar arranjada e vestida no pico da moda... se aproveito todas as ocasiões possíveis e impossíveis para ter a última novidade para mim?
Como posso pasmar com quem gasta o seu precioso tempo a falar da vida alheia ou a criticar quem quer que seja, se faço o mesmo sempre que isso me é viável?
Como posso preocupar-me tanto com quem faz as guerras e as perseguições, se não consigo a minha paz interior, a forma de conseguir comportamentos e desejos de paz?
Não posso ter ilusões! Estou, realmente, cheia de escravidões, agarrada a muitas coisas que apenas me fazem escrava de mim mesma... e esquecida de que a única pessoa que eu posso desviar da escravidão e encaminhar para a liberdade e responsabilidade sou eu própria!
De quantas escravidões terei ainda de me libertar? As que sei... e as que ainda nem sequer imagino!
A vida é uma construção inacabada que teremos que ir acabando até à hora da nossa morte.
Que o Espírito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: