domingo, 8 de fevereiro de 2015

MAIS UM DOMINGO!



Mais um domingo! Sim, o V domingo do tempo comum!
Hoje, na Liturgia da Palavra, Job dá-nos um visão exacta da vida de sofrimento que, sem esperança numa outra vida melhor, nos desalenta. São Paulo diz aos Coríntios que é preciso evangelizar, pois viver Jesus Cristo e mostrá-LO a quem connosco convive é um mandato recebido por todo o cristão. O Evangelho apresenta-nos a cura da sogra de Pedro. Sim, da sogra de Pedro, porque, possivelmente já não tinha mulher uma vez que não é mencionada!
Falam da sogra de Pedro a Jesus, (rezam pela sogra de Pedro). Jesus escuta e vai ao encontro da senhora, pega-lhe na mão e ela fica curada. E começa a servi-los.
Jesus sabe de tudo o que necessitamos, mas gosta de escutar o que Lhe pedimos, gosta que Lhe rezemos pelas pessoas, que falemos com Ele sobre as necessidades, nossas e dos outros. Jesus vem sempre ao encontro, Ele quer ir sempre ao encontro de todas as pessoas que dEle necessitam, ou seja, de toda a humanidade!
Jesus pega-nos pela mão e cura-nos das nossas enfermidades. Não daquelas enfermidades físicas que os médicos têm capacidade de curar com a sua medicação, mas das enfermidades morais psicológicas e espirituais que são muito mais importantes do que todas as outras, e podemos afirmar mesmo que muitas enfermidades físicas têm a sua raiz imediata nesses tipos de enfermidades. Eu  não tenho dúvidas! São afirmações da psicologia e psiquiatria em que acredito plenamente.
Temos a tentação de olhar sempre para os outros... para os seus defeitos e às vezes para as qualidades. Mas diz-me a experiência que o mais importante é olhar para nós, para o nosso interior, pois é aí que encontramos as nossas qualidades para as trabalharmos e as nossas misérias e fraquezas que, só depois de as descobrir e interiorizar somos capazes de corrigir. E se olharmos bem para nós, para o que somos e fazemos muitas vezes sem pensar e sem querer...talvez não tenhamos mais coragem de criticar seja quem for!
Que é difícil, é! Jesus Cristo nunca nos disse que viver era fácil!
Dir-me-ão que estou louca, mas não estou! Talvez... o que digo, o que afirmo, ainda esteja um pouco distante do que faço, mas tudo isso é fruto das minhas fraquezas que tento combater a todo o custo... mas que muitas vezes ainda me fazem cair e ficar por terra esperando ansiosamente uma palavra amiga, um gesto carinhoso, uma força que me faça levantar.
Jesus Cristo não desampara ninguém! Atrás de uma tempestade virá sempre uma bonança! Atrás de momentos críticos nas nossas vidas surgirão novas formas de viver com mais fé e esperança, mais coragem para vencer, não pessoas inimigas porque não podemos considerar ninguém inimigo, mas vencer os nossos medos, as nossas angústias, as nossas adversidades e turbulências!
Na medida em que conseguirmos assumir-nos tal qual somos com defeitos e qualidades e lutar para desenvolver qualidades, os defeitos irão desaparecendo aos poucos, pois um jardim onde as flores estiverem bem tratadas não dá possibilidade ao crescimento de ervas ruins.
Quem dera... que fossemos capazes de tratar muito bem o nosso jardim interior! O mundo seria muito mais belo... e ainda mais bela seria a vida!
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: