sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O SUPORTAI-VOS... É PERSISTENTE!



 Felicidade é o que todos procuramos, das mais diversas formas, e cada um conforme a sua capacidade de orientação, saber e querer!
Pode parecer-nos que a felicidade está aliada a cada pessoa ter o que deseja ou julga necessitar... mas a experiência obriga-me a levantar, a esta parte, um sem número de questões!
O que será o necessário para mim?
Comida e bebida, roupa, casa... mas não é tudo! É urgente a compreensão, o carinho, o ter alguém com quem se possa falar sem medo seja do que for... mas ainda não é tudo! O mais importante para mim é a forma como lido comigo mesma, como me compreendo, como me falo, como olho o meu interior, como me vou preparando para um futuro que não me pertence mas que tenho de valorizar ao máximo, como aceito os meus sucessos e fracassos, como lido com os momentos de desânimo ou euforia!... Depois, como olho para as pessoas que me rodeiam, como as compreendo, como as escuto, como as valorizo, com que palavras e gestos os acolho e acalento, como tento não dar ênfase às suas impertinências e atitudes descabidas, o que partilho para as ajudar nas suas necessidades, como reajo perante os seus sucessos e insucessos, como me sinto alegre com as suas alegrias e triste com as suas tristezas, como vou ao encontro dos doentes e necessitados de bens materiais ou outros a maior parte das vezes muito mais necessários do que o pão!
O Senhor quer misericórdia e não sacrifício!
Então, porque falamos tanto em sacrifício? Nada será sacrifício se feito por amor, porque o amor supera todo o sacrifício! Tudo o que se faz por amor, ainda que custe, é agradável fazê-lo! Quando se ama não se olha a meios para conseguir o melhor para a pessoa amada!
Jesus morreu, deixou-Se matar por nós não como sacrifício, mas porque nos tem um imenso amor!
Com a Sua morte conquistou-nos o céu!
O céu! O céu que começa aqui! Que é aqui onde estamos todos os dias!
Ontem numa homilia foi-me, foi-nos perguntado: Será que vós sois o céu? As pessoas que estão convosco pensam-vos o céu? Talvez não! Ou por vezes não!
O céu foi-nos ganho por Jesus Cristo! Todos nós temos o céu já ganho! Mas será que nós aceitamos seguir Jesus Cristo como Ele quer, para podermos ser céu e gozar o céu? É que o ter ou não ter céu depende de nós!
Se depende de nós... porque depende do querermos ou não querermos o céu, de que estamos à espera?!
A única coisa que nos é pedida é que, unidos no amor de Jesus Cristo, nos suportemos, que nos seguremos uns aos outros ajudando-nos mutuamente!
Suportai-vos, diz-nos Jesus! Ele não deixa de estar connosco, estejamos nós com Ele e vivamos por Ele.
Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: