quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

AINDA O... SUPORTAI-VOS



Quando pensei no que ontem me sugeriu o olhar mais um pouco para dentro... concluí que deixei para trás algo muito importante.
Antes de suportarmos ou ajudarmos a conservar de pé e a caminho da felicidade as pessoas que nos rodeiam, temos que nos suportar a nós mesmos!
Não suportar o mal que fazemos, mas o desejo de fazer o bem e de nos tornarmos cada vez melhores, o desejo de vencer a nossa indiferença e de sermos mais presentes a quem de nós necessitar!
Esse é o desejo expresso pelo Papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma que hoje inicia.
Dado o grande número de pessoas fechadas sobre si mesmas, amarradas ao seu bem-estar e alheias a tudo quanto as rodeia, o Santo Padre diz que vivemos no meio de uma globalização da indiferença, e alerta-nos, assim:
 “Dado que a indiferença para com o próximo e para com Deus é uma tentação real também para nós, cristãos, temos necessidade de ouvir, em cada Quaresma, o brado dos profetas que levantam a voz para nos despertar.
A Deus não Lhe é indiferente o mundo, mas ama-o até ao ponto de entregar o seu Filho pela salvação de todo o homem. Na encarnação, na vida terrena, na morte e ressurreição do Filho de Deus, abre-se definitivamente a porta entre Deus e o homem, entre o Céu e a terra. E a Igreja é como a mão que mantém aberta esta porta, por meio da proclamação da Palavra, da celebração dos Sacramentos, do testemunho da fé que se torna eficaz pelo amor (cf. Gl 5, 6). O mundo, porém, tende a fechar-se em si mesmo e a fechar a referida porta através da qual Deus entra no mundo e o mundo n'Ele. Sendo assim, a mão, que é a Igreja, não deve jamais surpreender-se, se se vir rejeitada, esmagada e ferida.”
A Igreja somos todos nós, cristãos baptizados, unidos a Jesus Cristo! E não podemos descuidar-nos, pois o nosso comportamento menos digno afasta as pessoas de nós e das nossas casas de encontro com Deus e uns com os outros a que também chamamos igreja... mas igreja com letra minúscula, pois  não passam de pedras duras e frias ou outro qualquer material de construção.
As Pedras Vivas da Igreja somos todos nós, e seremos tanto mais vivas quanto mais nos conservarmos unidos a Jesus Cristo e aos irmãos numa vida digna e dignificante.
Quando ouvirmos ou virmos atacar a Igreja, não podemos pensar na sua Hierarquia, mas no seu todo onde estamos abrangidos.
E quanto à Hierarquia da Igreja principalmente os Sacerdotes que são os que trabalham mais directamente connosco e em quem as pessoas pisam mais, há dias, achei muito interessante uma expressão do padre da minha paróquia: Os cristãos não rezam pelos padres e depois têm os padres que merecem.
Temos que ajudar a suportar, manter de pé, a nós mesmos e a toda a gente, incluindo os padres a favor de quem, se mais não podermos fazer, rezando por eles!
Que nesta Quaresma, consigamos lutar contra toda a indiferença!
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: