quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

INSTRUMENTOS... que instrumentos?!...




Qualquer instrumento!
Quando falamos em instrumentos temos a consciência de que um instrumento sem mãos para o movimentar não serve para nada... para nada de nada!
Uma faca sem mão que a movimente não corta; um carro sem motorista que o conduza não anda; uma viola sem mão para premir as cordas não toca!
Que na época em que vivemos tudo poderá ser programado à distância, é um facto. Mas se não houver uma cabeça que pense como e uma mão que programe nada poderá ser feito.
Estamos a avaliar o que os nossos olhos vêem e os nossos ouvidos ouvem, coisas palpáveis aos nossos sentidos corporais. Mas com o que não é visível nem palpável a olho nu acontece a mesma coisa, tem que haver quem movimente para algo poder tomar forma, ser modificado!
Os pais orientam os filhos, os avós os netos, os professores os alunos, os patrões os empregados... o que quer dizer que todos temos de ter alguma orientação para nos podermos encaminhar na vida! E essa orientação vai-se revelando, aos poucos, nas nossas mudanças de atitudes.
Quando Jesus Cristo, Deus como o Pai e o Espírito Santo, decidiu fazer-se como nós, e que acreditamos que tenha sido como nos vão dizendo mas no final não interessa como, ao dizer-nos que fazer a vontade do Pai era a Sua missão na terra, disse-nos claramente que também nós temos uma missão nesta terra. E ao dizer-se nosso irmão alertou-nos para o caminho ou missão que temos de seguir.
Somos seres sociais, que precisamos uns dos outros, que aprendemos uns com os outros, que somos graças de Deus uns para os outros. Isto quer dizer que não conseguimos viver sozinhos, isolados do resto do mundo, mas ser pessoas disponíveis e interessadas em fazer crescer física, moral e espiritualmente todas as pessoas que nos circundam.
E aos cristãos, julgados conhecedores de Jesus Cristo e da Sua doutrina, terá de ser pedido muito mais!
Durante a nossa vida ouvimos dizer muitas vezes que somos instrumentos na mão de Deus! Instrumentos iguais a todos os outros homens e mulheres, com mãos e pés, coração e cabeça, inteligência, vontade, sensibilidade, mas que por uma graça especial de Deus lhes foi dito que Deus é amor e misericórdia que quer para os homens todo o bem e toda a felicidade!
Ser instrumentos de Deus é proclamar estas verdades a toda a gente, não por palavras, pois palavras sem acções são brisa que o vento leva, mas por acções que mostrem claramente todas as palavras que queremos dizer.
Poder-me-ão questionar: Mas isso é difícil?!...
Claro que é! Viver do amor, pelo amor e no amor é muito, muito difícil! Precisa de muito, muito e aturado treino! Precisa de muita oração, leitura e meditação, de muitos encontros com pessoas que pensam como nós para nos sentirmos apoiados e apoiarmos mutuamente, precisa passar por muitos avanços e recuos, por muitas quedas e fracassos, por muitos sonhos desfeitos... mas por entre todos estes trabalhos, aflições e canseiras, a pouco e pouco, vão aparecendo pequenas vitórias. E é assim, pensando nas pequenas vitórias que antes nos pareciam impossíveis, que vamos sentindo a mão de Deus por detrás dos nossos comportamentos. E ainda aos poucos, ao longo da caminhada, vencendo devagarinho os nossos medos e sentindo-nos cada vez mais conscientemente imersos no verdadeiro amor de Deus, que sentimos necessidade de mostrar Esse Deus a quem connosco convive, para que, tal como sentimos acontecer connosco, também eles possam sentir a mão de Deus a torná-los, de imensos ramos de silvas, rosas sem espinhos belas e verdadeiras!
Que bem, sentirmo-nos instrumentos de Deus!
Quem dera que toda a gente se sentisse Instrumento de Deus, pois o mundo humano seria, sem sombra de dúvida, muito melhor!

Sem comentários: