quarta-feira, 8 de abril de 2015

MAIS UM DIA PARA O AMOR!



Sim! Mais um dia para o amor nesta semana especial de Páscoa do Senhor, onde tudo é especial, tudo!
O céu azul depressa se enche das mais leves ou espessas nuvens num tempo inquieto e inquietante que sob o ruído de trovoadas e deixando cair consideráveis bolas de granizo passa de calor a frio e de sol a chuva com uma grande facilidade.
As árvores, arbustos e ervas rasteiras que se enchem de flores dando um colorido ímpar ao ambiente.
Os passarinhos que vão voando lindamente pelo espaço e poisando nos ramos verdejantes ou floridos cantando alegremente as alegrias da Primavera.
Os homens e mulheres, tentando esquecer as arrelias e tropelias do mundo e as próprias que passeiam calmamente e se encontram algures trocando dedos de conversa e louvando a Deus com as suas vidas, pedindo as Suas bênçãos para a Humanidade e agradecendo as maravilhas da Natureza.
A vida, passagem do Homem por este mundo encantador, é bela! No meio de todas as inquietações e sofrimentos, á bela, não há dúvidas!
E foi assim, numa caminhada para Emaús, que Jesus surpreendeu os dois homens tristes pela Sua morte.
Ao relato do Evangelho de São Lucas, 24, 13-45, da Liturgia da Palavra de ontem, surge um bbelíssimo comentário de São João Maria Escrivá de Balaguer:
“«Fica connosco»
Os dois discípulos iam para Emaús. O seu caminhar era normal, como o de tantas outras pessoas que transitavam por aquelas paragens. E é aí, com naturalidade, que Jesus lhes aparece e segue com eles, com uma conversa que faz diminuir a fadiga. […] Jesus no caminho! Senhor, que grande és sempre! Mas comoves-me quando Te rebaixas para nos acompanhares, para nos procurares na nossa lida diária. Senhor, concede-nos a simplicidade de espírito, o olhar limpo, a mente clara que permitem entender-Te quando apareces sem nenhum sinal exterior da tua glória.
Termina o trajecto ao chegarem à aldeia, e aqueles dois que – sem o saberem – tinham sido feridos no fundo do coração pela palavra e pelo amor do Deus feito homem, têm pena de que Ele se vá embora. Porque Jesus despede-Se «como quem vai para mais longe». Nosso Senhor nunca Se impõe. Quer que O chamemos livremente, quando entrevemos a pureza do Amor que nos meteu na alma. Temos de O deter à força e de Lhe pedir: «fica connosco, porque é tarde e já o dia está no ocaso», cai a noite.
Somos assim: sempre pouco atrevidos, talvez por falta de sinceridade, talvez por pudor. No fundo pensamos: fica connosco, porque as trevas nos rodeiam a alma e só Tu és luz, só Tu podes acalmar esta ânsia que nos consome! […]
E Jesus fica. Abrem-se os nossos olhos como os de Cléofas e do companheiro, quando Cristo parte o pão; e, mesmo que Ele volte a desaparecer da nossa vista, também seremos capazes de empreender de novo a marcha – anoitece – para falar dele aos outros; porque tanta alegria não cabe num só coração.
Caminho de Emaús. O nosso Deus encheu este nome de doçura. E Emaús é o mundo inteiro, porque Nosso Senhor abriu os caminhos divinos da terra.”

Fica connosco, Senhor!
Estes dois homens são a imagem de cada um ou uma de nós que tal como eles devemos dizer a cada instante:
Fica connosco, Senhor!
Vive connosco, Senhor!
Dá-nos da Tua força e coragem para corrermos na direcção da vontade do Pai como Tu correste, Senhor!
Ajuda-nos, Senhor, a fazer da nossa vida de todos os dias uma Páscoa permanente, um caminho constante na direcção do verdadeiro e puro Amor para que fomos criados!
Amamos-Te muito, Senhor! Que sempre sejas louvado!

Sem comentários: