quarta-feira, 1 de abril de 2015

SEMANA MAIOR!


 O final da Quaresma deu lugar à vivência da Semana Santa, com tudo quanto de bom pode trazer a quem se preocupar por viver de acordo com o amor a Deus e aos irmãos como o Evangelho de Jesus Cristo nos propõe.

Tudo o que não é amor é desamor ou pecado!

O pecado é a causa de todas as desgraças pessoais, sociais, estruturais, eclesiais, familiares e mundiais. Mas a misericórdia de Deus é maior do que o nosso pecado, é maior do que todo o pecado.

Somos pecadores. E tal como aconteceu com os nossos antepassados, para conseguirmos corrigir a nossa vida e voltarmos ao caminho do bem precisamos do auxílio de mensageiros e profetas que Jesus nos manda continuamente através da sua Palavra, do Papa, dos bispos, dos sacerdotes, do nosso confessor, de familiares, de amigos e mesmo de pessoas que não conhecemos mas que nos mostram como viver no Amor.

Para conseguirmos viver como convém devemos viver em constante revisão espiritual para ver se temos algum indício de doença, ou seja, algum mau hábito que seja prejudicial ao nosso crescimento como pessoas e como cristãos.

Quais os pecados que ameaçam mais a nossa vida? A soberba e seus derivados: egoísmo, vaidade, orgulho, amor próprio, dureza de juízo, impaciência, autossuficiência, rancor, desejo de vingança, impor as nossas ideias, desânimo, juízos temerários, indiferença diante das necessidades dos demais, inveja, racionalismo, espírito calculista, respeito humano, farisaísmo e mentira, rebeldia, caprichos e manias, individualismo…

Ou então a comodidade, frouxidão, sentimentalismo, busca do fácil e que traz prazer, abuso e descontrole dos sentidos, impureza e luxúria consentida e alimentada, gula, sonhos mundanos, pusilanimidade, ociosidade, inconstância, tibieza, apatia, abandono da oração, falta de pontualidade nos nossos trabalhos, pessimismo, insatisfação, fuga do sacrifício, gula, avareza…

Façamos uma séria e constante revisão de vida, não só até à Páscoa, mas sempre.

Somos pecadores redimidos, pois a misericórdia, a generosidade e o amor de Deus são infinitos.

Nada de bom que nos acontece é mérito nosso, mas pura graça divina. O amor que Deus tem por nós em Cristo Jesus é anterior a todos os nossos méritos e superior a todos os nossos desmerecimentos.

Tal como connosco, Deus também mexerá com o coração das pessoas ricas, dos bancários, dos presidentes de Repúblicas, reis e chefes de Estado, os patrões, para que respeitem a nossa religião e nos permitam prestar culto a Deus, vivenciar e transmitir o que Jesus nos ensinou sempre e em todos os lugares, nas igrejas, nas escolas e famílias. Que haja respeito e colaboração entre todos, e patrões e apoio mútuo em tudo o que dignifique a pessoa humana.

A cura dos nossos males e auxílio nas tentações é o olhar para Cristo na cruz. Só Jesus nos pode ajudar a curar e purificar os nossos maus pensamentos, desejos de vaidade ou de fechar os olhos diante das indecências, de dominar a nossa gula e a nossa língua causa de tantas fofocas, as ambições e desejos de ter e possuir, a transformação dos nossos ódios em perdão. E fará crescer em nós o desejo de ajoelhar e orar sem cessar e de reparar os nossos pecados. Olhando a Cruz, com todo o corpo de Cristo esmagado e açoitado, desaparecerá a vontade de viver no conforto, na comodidade, nos prazeres e nos luxos.

Nesta Semana Maior, que Deus nos ajude a lutar mais fortemente contra os pecados que desfiguram a imagem de Deus na nossa alma!

Sem comentários: