domingo, 26 de abril de 2015

PASTOR! BOM PASTOR!...



Eu sou o Bom Pastor... dou a vida pelas minhas ovelhas!
Sim! Jesus deu e dá a vida por todos nós, que somos ovelhas do Bom Pastor, somos Suas ovelhas queridas!
Jesus dá a vida por todos nós, porque ama a todos, independentemente de ser ou não amado por todos!
Jesus, que foi homem como nós e que é Deus como o Pai ama, ama sempre, nada mais faz além de amar, tudo o que fez ou faz é por amor!
E para nos encaminhar no Seu amor dá-Se-nos em alimento!
Loucura, poderão dizer muitos que ainda não conseguiram descobrir o Jesus misericordioso e bom que os habita; graça enorme, dirão outros que acreditam que aquele pão e vinho ofertados pelo sacerdote no altar são transubstanciados, ou seja, sem deixarem de saber a pão e a vinho ficam a ser o Corpo e Sangue de Jesus ali presentes para nosso alimento, alimento que, experimentado o Seu sabor misterioso, delicia a alma e muda a direcção das nossas vidas encaminhando-nos para viver no amor como Ele sempre viveu, e sempre será!
No momento, sinto muita emoção, mas não tenho mais palavras! Vejamos o que nos diz São Cirilo de Jerusalém nas suas catequeses baptismais:
“Quando o próprio Cristo diz a propósito do pão: «Isto é o meu corpo», quem poderá hesitar? E quando afirma: «Isto é o meu sangue», quem poderá duvidar? De outra vez, em Caná da Galileia, Jesus tinha transformado a água em vinho, no vinho que é irmão do sangue. Quem poderá pois recusar-se a acreditar que Ele transforma o vinho em sangue? Convidado para um casamento humano, operou aquele milagre espantoso; pois com muito mais razão, quem poderá recusar-se a reconhecer que Ele concede «aos companheiros do Esposo» (Mt 9,15) a alegria do seu corpo e do seu sangue?
Porque o seu corpo é-te dado sob a aparência de pão e o seu sangue sob a aparência de vinho a fim de que, tendo participado do corpo e do sangue de Cristo, sejas com Ele um mesmo corpo e um mesmo sangue. Desta forma, tornamo-nos «portadores de Cristo» («cristóforos«). O seu corpo e o seu sangue penetram nos nossos membros, tornando-nos participantes da natureza divina. Conversando com os judeus, Cristo dizia-lhes: «Se não comerdes a Minha carne e não beberdes o meu sangue, não tereis a vida em vós» (Jo 6,54). Se o pão e o vinho te parecem puramente naturais, não te detenhas neles. […] Se os teus sentidos te afastam do verdadeiro caminho, que a tua fé te conforte.
Por isso, quando te aproximares para O receber, não avances sem respeito, estendendo as palmas das mãos com os dedos afastados. Mas, uma vez que na tua mão direita vai repousar o teu Rei, faz-Lhe um trono com a mão esquerda e, recebendo o corpo de Cristo no côncavo da tua direita, responde: Amen!”
Beleza de texto! Maravilha de meditação! E tão actual! Acreditar na transubstanciação (mudança) do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus é matéria de fé, não é visível aos nossos olhos pois na nossa boca continua a saber a pão e a vinho, mas que é Jesus mesmo, não tenho dúvidas, pois é isso que o coração ou o nosso interior sente tão profundamente que não dá para explicar!
Muitas vezes tenho pedido a Jesus que se faça, assim, presente a todas as pessoas... pois se O sentissem como Ele realmente é sensível... tenho a certeza firme que não haveria coração que Lhe resistisse!...
Que o Espírito Santo nos ajude a aceitar ver estes mistérios com os olhos do coração meditando-os no mais íntimo do nosso ser!
Bom Domingo do Bom Pastor!

Sem comentários: