segunda-feira, 13 de abril de 2015

PÁSCOA… VIVER SEGUNDO DEUS!




Neste Tempo Pascal, não percamos tempo, porque amanhã pode ser tarde!
Apressemo-nos a aprender a viver segundo Deus.
Pode parecer difícil, mas consegue-se melhor do que se poderá pensar!
Se já tivemos a graça enorme de um encontro profundo com o Senhor, deixar de viver com Ele é impossível!
Procurar viver segundo Deus tem sempre avanços e recuos! E quando os avanços, dá alegria e cria um grande entusiasmo na ajuda a dar a quem necessita, no estar perto de quem precisa, no repartir, no ser presente, no ir ao encontro sem cansaços nem medos de que nos julguem mal ou do que nos possa acontecer!
Vemos Jesus nos irmãos, principalmente nos que mais sofrem! Mas… temos de ter muito cuidado com as nossas atitudes, por muito simples que sejam!
Vejamos o que diz São Gregório de Nissa sobre o amor aos pobres:
“Nós, que por cada palavra da divina Escritura somos convidados à imitação do Senhor que nos criou na sua benevolência, eis que desviamos tudo para nossa própria utilidade, medimos tudo de acordo com a nossa vantagem. Atribuímo-nos bens para a nossa própria vida e reservamos o resto para os nossos herdeiros. E não pensamos nas pessoas que estão na miséria nem nos preocupamos minimamente com os pobres. Oh corações sem misericórdia!
Um homem vê o seu próximo sem pão e sem meios para obter o alimento indispensável e, longe de se apressar a oferecer-lhe a sua ajuda para o tirar da miséria, observa-o como observaria uma planta verdejante em vias de secar por falta de água. E, no entanto, este homem possui uma riqueza imensa e seria capaz de oferecer a muitos a ajuda dos seus bens. Do mesmo modo que o débito de uma única fonte pode irrigar numerosos campos numa grande extensão, assim a opulência de uma só casa consegue salvar da miséria um grande número de pobres, a menos que a parcimónia e a avareza do homem o venha a impedir, tal como uma rocha que cai num ribeiro lhe desvia o curso.
Não vivamos unicamente segundo a carne, vivamos segundo Deus.”
Eis aqui uma grande lição de Páscoa: viver segundo Deus, ou seja, viver em amor e desprendimento com os olhos postos em Deus, na eternidade. Afinal, foi o que Jesus veio ensinar! Jesus veio ensinar-nos a viver segundo a vontade do Pai, Deus Amor Misericordioso e Bom!
Viver segundo Deus à maneira de Jesus Cristo, parece custar muito! Mas com o tempo e a convivência amorosa ininterrupta que desejamos ter com Jesus e que Jesus mantém connosco, tudo vai ficando mais leve, pois o imenso Amor de Deus em nós vai-nos ajudando a superar todas as dificuldades!
Aos poucos, aprendemos a ver admirar e saborear as belezas que nos rodeiam, e até as ofensas recebidas que antes nos enfureciam até mais não, vão sendo cada vez mais aceites com calma paciência e desejo de ajudar quem as faz a tornar-se mais feliz, reconhecendo e corrigindo os seus erros!
Esta é a Páscoa de todos os dias… uma permanente luta por conseguir uma vida melhor, mais amável e compreensiva, mais solidária e fraterna, mais humana e cristã!
Que o Senhor nos ajude!

Sem comentários: