sexta-feira, 7 de agosto de 2020

ACHEI MARAVILHOSO!

 Fala-se muito na Transfiguração de Jesus, que se recorda num Domingo da Quaresma e festivamente no dia 6 de Agosto!

Para Se mostrar tal qual era, Jesus subiu ao Monte Tabor e levou consigo três Apóstolos: Pedro Tiago e João! O resto do acontecimento, é mais que conhecido. A voz de Deus chamando-O de Filho, a felicidade dos Apóstolos querendo ficar ali, a volta ao normal, Jesus Cristo visto como simples homem.

Ontem, não abri o computador. Hoje, dei com este texto a acompanhar as leituras bíblicas de ontem, 6 de Agosto:

«»

Santo António de Lisboa (c. 1195-1231)
franciscano, doutor da Igreja
Sermão do Domingo da Septuagésima

Contemplar o rosto de Cristo

«Transfigurou-Se diante deles». Molda-te como a cera, segundo o modelo desta figura, a fim de imprimires a imagem de Cristo, sobre o qual está dito: «o seu rosto ficou resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz». Nesta passagem, há quatro coisas a considerar: o rosto, o sol, as vestes e a luz. Na parte anterior da cabeça, que se chama o rosto do homem, há três sentidos, que estão ordenados e dispostos de maneira admirável; são eles a vista, o olfato e o paladar. De maneira análoga, no rosto da nossa alma, temos a visão da fé, o olfato da discrição e o gosto da contemplação. [...]

No sol, há claridade, brancura e calor. A claridade do sol convém na perfeição à visão da fé, que, com a claridade da sua luz, perceciona e crê nas realidades invisíveis. Que o rosto da nossa alma resplandeça como o sol. Que aquilo que vemos pela fé brilhe nas nossas obras; que o bem que percecionamos com o nosso olhar interior se realize no exterior, na pureza das nossas ações; que aquilo que saboreamos de Deus na contemplação se transforme em calor no amor ao próximo. Assim, à semelhança do de Jesus, o nosso rosto ficará «resplandecente como o sol».

«»

Claro que o rosto humano de Cristo é igual ao nosso, de onde realçam os olhos, o nariz e a boca, ou seja, visão, olfato ou cheiro e gosto ou paladar.

Ali… surgiu Transfigurado, ou seja, conseguiram vê-lO naquele rosto que também todos temos, o rosto da alma, mas se vê apenas nas nossas atitudes de fé, discrição, contemplação, oração, compreensão, entrega, doação, amor…

O rosto de Jesus, Transfigurado, brilhou mais que o Sol, a tal ponto que os Seus Amigos e seguidores não queriam mais sair dali.

Será que isso é o CÉU?

Talvez, sim… talvez… sabemos lá?!

E como estará o nosso rosto invisível aos olhos para podermos ir para o céu? Também poderá ver-se transfigurado ao jeito de Jesus… ou estará sujo e maltratado!? Ao jeito de Jesus… porque transfigurado como o de Jesus, só o de Jesus mesmo!

Senhor Jesus! Manda que o Teu Santo Espírito nos vá transfigurando as atitudes, um pouquinho de cada vez, pois a nossa fragilidade não nos deixará muitas nem grandes modificações de forma apressada!

Pede também por nós ao Pai, e que a Mamã não nos desampare!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: