sexta-feira, 14 de agosto de 2020

PERDOAR… QUANDO… COMO

 

Lembro quando pensava em perdoar, o quanto me custava e o quão revoltada ficava. Este evangelho Mt 18, 21-35 em que Jesus diz para perdoar setenta vezes sete, ou seja, sempre, preocupava-me, tal era o horror que eu tinha às ofensas recebidas.

O tempo foi passando, estas frases foram sendo interiorizadas e postas em prática, aos pouquinhos, acompanhadas de muitos pedidos de fortaleza ao Espírito Santo, a Deus, a Jesus, ao Pai, a Maria... e a alegria do conseguir perdoar foi tomando conta da vida.

Depois, o rezar insistentemente pela pessoa ofensiva, o compreender o seu jeito de ser e de estar, o seu nervosismo e aborrecimento, e o querer ver essa pessoa perdoada e modificada, foi-me tomando conta da vida… e dei por mim perdoando por completo, desejando todo o bem possível a toda e qualquer pessoa, seja qual for o relacionamento que tenha comigo!

É muito bom conseguir viver assim, o que só se consegue com uma grande ajuda de Deus, mas a certeza de que nos está sempre presente, ajuda-nos a tentar perseverar e a conseguir ultrapassar as situações mais ultrajantes, e a viver em paz com toda a gente.

Depois… ainda noa aparecem textos como este que recebi ontem de Evangelizo:

«»


São Francisco de Assis (1182-1226)
fundador da Ordem dos Frades Menores
Carta a um responsável franciscano

«Setenta vezes sete»

Deus te abençoe! Vou explicar-te como puder o teu caso de consciência. As preocupações e as pessoas - sejam irmãos ou outros - impedem-te de amar o Senhor Deus? Pois bem [...], ama aqueles que te causam esses aborrecimentos. Não exijas deles, a não ser que o Senhor te indique o contrário, que mudem de atitude relativamente a ti. Deves amá-los tal como são. [...]

Assim reconhecerei que amas o Senhor e que me amas a mim, seu servo e teu: se qualquer irmão do mundo, depois de ter pecado tanto quanto é possível pecar, puder regressar a ti, pedir-te perdão, e ser perdoado. Se não te pedir perdão, pergunta-lhe tu se quer ser perdoado. E mesmo que, depois disso, ele peque ainda mil vezes contra ti, ama-o mais ainda do que me amas a mim, a fim de o conduzires ao Senhor. Tem piedade desses infelizes. E, sempre que tiveres oportunidade, dá a conhecer aos guardiões [das nossas comunidades] o teu firme propósito de te comportares desse modo.

«»

Que maravilhoso texto meditativo! Ontem foi, de facto, um dia muito grande para mim, repleto de aprendizagens e vivências maravilhosas!

Hoje surge-me S. Maximilliano Maria Kolbe que ofereceu a sua vida para salvar da condenação de um pai de família à morte! Uma extraordinária vida de sacerdote que tanto valorizou e nos leva a valorizar a vida familiar. Tantas coisas boas e belas de ontem e de hoje, decidi partilhar!

Que Deus seja louvado!

A vida, ainda que difícil como é, é sempre bela!

Amor, Perdão, Felicidade para toda a gente!

Hermínia Nadais


Sem comentários: