domingo, 16 de agosto de 2020

HÁ COISAS QUE NOS TOCAM POR DEMAIS!

 

Tenho este texto comigo há dias!

Li… reli e voltei a ler… e acabei por decidir partilhar!

Há muitas formas de morrer além da morte física.

Mártires, somos um pouco todos nós, pois a vida, às vezes, torna-se-nos dura por demais.

Mas é a vida, a nossa vida de todos os dias, nas nossas rotinas, nos nossos cantinhos!

Vamos fazendo alguma coisa para bem de quem nos rodeia, e pronto. Mas… de fato… temos de admitir que há pessoas que se entregam ou entregaram por inteiro. E o mais curioso é que nos deixaram os seus escritos para podermos, com eles, tornar-nos um pouco melhores pessoas.

«»

Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 329, para a festa dos mártires, 1-2; PL 38, 1454

«Se morrer, dá muito fruto»

As proezas gloriosas dos mártires, que por todo o lado ornamentam a Igreja, permitem-nos compreender que «é preciosa, aos olhos do Senhor, a morte dos seus fiéis» (Sl 115,15). Com efeito, a sua morte é preciosa aos nossos olhos e aos olhos daquele em nome de quem morreram.

Mas o preço de todas aquelas mortes é a morte de um só, [...] pois, se o grão de trigo não tivesse morrido, não se teria multiplicado! Ouvistes o que Ele disse quando se aproximava a sua Paixão, isto é, a nossa redenção: «Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto». Quando o seu lado foi ferido pela lança, o que dele jorrou foi o preço do Universo (cf Jo 19,34).

Os fiéis e os mártires foram resgatados; mas a fé dos mártires deu provas e o seu sangue é disso testemunho. «Cristo deu a sua vida por nós; também nós devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos» (1Jo 3,16); e também: «Quando te sentas a uma mesa magnífica, repara bem no que te servem, pois terás de preparar o mesmo» (cf Prov 23,1). É uma mesa magnífica, aquela em que comemos com o Senhor do banquete. Ele é o anfitrião que convida, Ele próprio é o alimento e a bebida. Os mártires prestaram atenção ao que comiam e bebiam, para poderem dar o mesmo. Mas como teriam podido fazê-lo se Aquele que fez a primeira oferta lhes não tivesse dado o que eles depois Lhe dariam?

«»

Texto extraordinário que explica tão bem tantas coisas! Que nos aconchega a Jesus e aos irmãos! Que nos ajuda a ser o que melhor pudermos, com avanços e recuos, na vida de todos os dias!

Que o Senhor aumente a nossa fé. Precisamos de imitar a mulher cananeia, acreditando sempre no Senhor com toda a força da nossa vontade e amá-l’O com todo o Amor do nosso coração!

Boa Semana!

Hermínia Nadais

Sem comentários: