terça-feira, 11 de agosto de 2020

TRÊS COISAS QUE FAZEM PENSAR…

 

Estamos habituados, ou melhor, habituaram-nos a participar na Eucaristia Dominical, ou melhor dizendo, aprendemos que era pecado não

ir á Missa ao Domingo, e, talvez mais com medo do pecado que poderá levar ao inferno do que com o não querer ofender ao Senhor que tão Amigo é, lá vamos indo às Missas dominicais, sejam celebradas aos sábados ou aos domingos, e esquecemos que nas Missas Feriais também há Oração, Palavra de Deus, o pão e o vinho transubstanciados ou mudados em Jesus para nos alimentar.

Sempre que posso, vou à Missa.

A Eucaristia, o mais possível diária, faz parte da minha vida, há muito, muito tempo. E quando me decidi a dar a maior atenção às Leituras, ninguém consegue calcular o que esta criancinha tem aprendido.

Sim! Porque quando Jesus fala que é preciso ser como uma criança para entrar no Reino do Céu, nós vamos direitinhos à pequenez humildade e simplicidade, e esquecemos a vontade enorme que a criança tem de aprender, de crescer, que quanto a mim penso ser ainda mais importante do que a pequenez humildade e simplicidade. Até porque há crianças rabugentas, mas o gosto, o desejo de aprender e crescer existe em todas elas, a não ser que sejam naturalmente doentes mentais.

Então… será que eu sou de facto uma criança pequena, humilde, simples, desejosa de aprender e crescer?

Cada um ou uma responderá a si mesma, pois não tem de dar contas a mais ninguém.

Agora, Deus mandou Ezequiel comer o rolo onde estava escrita a Palavra de Deus, pois antigamente era num rolo que estava escrito. Ezequiel obedeceu e disse ter um sabor doce como o mel.

Será que é assim que vemos e sentimos a Palavra de Deus, recheadinha de AMOR? Será que é assim que A apresentamos aos nossos amigos, nas nossas atitudes e nas nossas palavras? É mais uma perguntinha que temos a responder.

Agora… vamos ler este texto que me chegou de Evangelizo:

«»

Papa Francisco
Homilia de 07/04/2013, Tomada de posse da cátedra de Bispo de Roma

Ir à procura da ovelha tresmalhada

Depois do pecado, Adão sente vergonha, sente-se nu, sente remorso por aquilo que fez; e todavia Deus não o abandona: se naquele momento começa o exílio longe de Deus, com o pecado, também já existe a promessa do regresso, a possibilidade de regressar a Ele. Imediatamente Deus pergunta-lhe: «Adão, onde estás?» Deus procura-o. Jesus ficou nu por nós, tomou sobre Si a vergonha de Adão, a nudez do seu pecado, para lavar o nosso pecado: pelas suas chagas, fomos curados. Recordai-vos do que diz São Paulo: de que poderei eu gloriar-me senão da minha fraqueza, da minha pobreza? É precisamente sentindo o meu pecado, olhando o meu pecado, que posso ver e encontrar a misericórdia de Deus, o seu amor, e ir até Ele para receber o seu perdão.

Na minha vida pessoal, vi muitas vezes o rosto misericordioso de Deus, a sua paciência; vi também em muitas pessoas a coragem de entrar nas chagas de Jesus, dizendo-Lhe: Senhor, aqui estou, aceita a minha pobreza, esconde nas tuas chagas o meu pecado, lava-o com o teu sangue. E sempre vi que Deus o fez: Deus acolheu, consolou, lavou e amou.

Amados irmãos e irmãs, deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus; confiemos na sua paciência, que sempre nos dá tempo; tenhamos a coragem de voltar para sua casa, de habitar nas feridas do seu amor, deixando-nos amar por Ele, de encontrar a sua misericórdia nos sacramentos. Sentiremos a sua ternura maravilhosa, sentiremos o seu abraço, e seremos, nós também, mais capazes de misericórdia, de paciência, de perdão e de amor.

«»

Nada vou dizer deste texto maravilhoso que fala claramente por si mesmo!

Mas… Quando Jesus vai à procura da ‘ovelha tresmalhada’ deixa as outras entregues a si mesmas e não receia que fujam, até porque nós, ovelhinhas do Senhor, temos o dever de olhar umas pelas outras.

E quando Ele, Jesus, o Verdadeiro Pastor das Ovelhas que somos nós, vai à procura da Ovelha tresmalhada ou perdida, Ele vai com toda a Sua força e poder, mas muitas vezes com Ele vai um qualquer corpo humano, ou Ele, Jesus, acompanha o homem ou mulher que sai na busca de alguém baralhado na vida a ver se consegue mostrar-lhe o verdadeiro caminho, Jesus, Palavra e Vida de Deus na terra, o único exemplo para todos seguirmos.

Bom! Este, além do Corpo e Sangue de Jesus recebido com o maior Amor e Carinho, foi o apanhado que fiz da Eucaristia de hoje, e que muito me encantou!

Gente linda! Vale ou não vale a pena participar na Eucaristia!

Cada um ou uma tire as elações que puder!

Para todos e todas, muito boa noite!

Hermínia Nadais

Sem comentários: