sexta-feira, 27 de novembro de 2020

LEVANTAR A CABEÇA…

                           

Nem sempre é fácil, ou seja, muitas vezes é difícil levantar a cabeça, quando as coisas não nos correm como desejamos e com esses enganos ou sei lá o quê acabamos por prejudicar amigos e amigas!

Mas a vida é mesmo assim, e aprendemos mais com os momentos difíceis e críticos do que com o que fazemos com resultados maravilhosos, pois como desejamos muito esses resultados, lutamos por eles até os conseguir, e isso é levantar a cabeça!

Que o Espírito Santo nos fortaleça e oriente, pois a idade já não ajuda muito a aprender coisas novas com a rapidez com que o fazia, mas ainda assim, não vou desistir cá das minhas atividades online, para meu bem e de todos os que o desejarem.

Desconforto, sim! Desolação, não!

“”São Teodoro Estudita (759-826)

monge de Constantinopla

Catequese 28

«Erguei-vos e levantai a cabeça»

Voltai à razão (cf 2Tim 2,26), vós que vos afundais na desolação! Correi, vós que treinais! Sim, sim, eu vo-lo digo, caríssimos! A morte há de vir ao teu encontro; embora não tenhas a certeza de chegar até ao fim do dia de hoje, é absolutamente certo que amanhã morrerás.

E que grande alegria terás quando saíres deste mundo e fores estabelecer-te nas regiões celestes, em Deus, na luz inacessível (cf 1Tim 6,16), num dia que não conhece ocaso, numa glória inconcebível, nas moradas dos santos, nos átrios do Senhor (cf Sl 83,3), na Igreja dos primogénitos (cf Heb 12,23), no seio de Abraão (cf Lc 16,22), num paraíso todo feito de beleza e de virtude, na câmara nupcial que não é feita com mão de homem, nos bens invisíveis, no inaudito das nossas aspirações, no indizível dos nossos desejos, nos coros dos anjos, na reunião dos profetas, na apoteose dos apóstolos, no palácio do Rei do Céu, na cidade do Deus de Jacob (Cf Is 2,3). Ao chegar, quem verás? Quem serão eles? A Senhora do mundo e Mãe de Deus Nosso Senhor, os poderes incorpóreos, as dignidades, os querubins e os serafins, os exércitos e as ordens dos sacerdotes e dos santos, as coortes que não é possível nomear nem têm nome, habitantes destes lugares, e, por fim, a Bem-aventurada e Pura Trindade.

Isto não te encanta, meu irmão? Ao pensar em tudo isto, sentes ainda os ferimentos, ainda que tos inflijam sem dó? Deixar-nos-emos esmagar por uma pequena aflição, por um golpe, por uma punição, pela sede ou por qualquer restrição nos alimentos? De maneira nenhuma! Pois é Cristo, nosso Deus, quem nos guarda, filhos bem-amados, e quem fará penetrar nos vossos corações santos a minha exortação indigna; e será também Ele a fortificá-los, a iluminá-los e a santificá-los.””

Temos que prestar atenção a estes que nos deixaram tão belos textos que nos servem de exemplo e já estão na Casa do Pai Comum para onde qualquer dia vamos nós também. Preparemo-nos o melhor que podermos, com as lâmpadas da Fé bem acesas vivendo no Amor profundo e verdadeiro entregando-nos a quem de nós necessite, pois é isso que Jesus nos vai dizendo todos os dias, e nos disse de forma tão eficaz e profundamente sofrida, sem um ai contra fosse o que fosse!

Neste final de Ano Litúrgico que nos traz já um cheirinho a Natal, nos preparemos para o nacimento de Jesus, agora já não fisicamente, mas no mais fundo do coração de cada ser humano, independentemente de crença, raça ou cor. Deus é Pai e ama-nos a todos, amemo-nos nós também e rezemos, sem nos cansarmos, uns pelos outros.

Bom dia!

Hermínia Nadais

Sem comentários: