terça-feira, 3 de novembro de 2020

GEMIDOS DA VIDA

 

Sim! Os gemidos da vida existem. A vida é uma caminhada que não é fácil para ninguém! Temos de aprender a aceitá-la como é e a fazer tudo para que a possamos levar da melhor maneira possível, para conseguirmos o melhor para nós e para todos os nossos irmãos em Jesus Cristo, ou seja, para toda a Humanidade.

“Santo Efrém (c. 306-373)

diácono da Síria, doutor da Igreja

Hinos sobre o Paraíso

«Toda a criação geme com trabalho de parto. E também nós gememos, na expectativa da redenção do nosso corpo» (Rom 8, 22-23)

A contemplação do Paraíso maravilhou-me, pela sua paz e a sua beleza: ali mora a beleza sem mancha, ali reside a paz sem tumulto. Feliz aquele que merecer recebê-la, se não por justiça, ao menos por bondade; se não por causa das suas obras, ao menos por piedade. [...]

Quando o meu espírito regressou à Terra, mãe dos espinhos, apresentaram-se-me dores e males de todo o género. Aprendi assim que este lugar é uma prisão. E, contudo, os cativos que nela estão encerrados choram ao sair dela. Espantei-me também ao ver o que as crianças choram ao sair do seio materno: choram quando passam das trevas para a luz, de um espaço estreito para o vasto universo. Também a morte é, para os homens, uma espécie de parto: os que nascem, choram ao deixar o Universo, mãe das dores, para entrar no Paraíso de delícias.

Ó Tu, Senhor do Paraíso, tem piedade de mim! Se não me for possível entrar no teu Paraíso, faz-me ao menos digno dos prados que o rodeiam. No centro do Paraíso está a mesa dos santos, mas os seus frutos caem para o exterior como migalhas destinadas aos pecadores que, também aí, viverão pela tua bondade.”

E agora? Depois de toda esta leitura, lida, relida, meditada… que vamos dizer, que vamos fazer, que vamos pensar, que vamos esperar?

Sinceramente, não sei! Se Deus é Amor, velará bem por nós!

Amemos, do jeito que Ele nos propôs pelas palavras e atitudes de Jesus.

Vontade de fazer muitas coisas, até existe, mas do querer ao fazer há uma distância, assim como do querer ao ser!

Que Deus nos ajude a todos!

Que todos os Fiéis Defuntos descansem em Paz.

Hermínia Nadais

Sem comentários: