terça-feira, 10 de novembro de 2020

UM… FRAGMENTO!...

 

Nunca me tinha passado pela cabeça o que este Santo aqui tem escrito… mas não é preciso pensar muito para verificar toda a verdade que nele se encontra! Uma autêntica loucura! Uma maravilha!

Um fragmento… que verdade! Uma pessoa é um fragmento de uma família… de uma instituição… de um lugar… de uma vida… de uma cidade… de um país… do mundo!

E são os fragmentos humanos todos juntos que formam a Humanidade!

E são os fragmentos ou casas que formam um lugar… uma vila… uma cidade, estão confinados no espaço… e… talvez… também no tempo, pois as casas caem e lugares e vilas deixam de o ser… no desenrolar do tempo!

Sim! Fragmentos! Se olharmos bem, todo o universo é formado por fragmentos, que ocupam um lugar e têm um determinado tempo de vida!

 “”São John Henry Newman (1801-1890)

teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra

«A Igreja é uma casa para os que estão sós», PPS, vol. 4, n.° 12

«Destruí este templo, e em três dias o levantarei!»

O Templo judaico, visível e material, estava confinado a um lugar. Nele não cabia o mundo inteiro, nem sequer uma nação, mas apenas um grupo reduzido de pessoas. O templo cristão, pelo contrário, é invisível e espiritual, e pode erguer-se em qualquer sítio. [...] Jesus diz à Samaritana: «Mas chega a hora, e é já, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade» (Jo 4,23). «Em espírito e em verdade», porque a sua presença só pode ser real se for invisível. O real não é o que é visível; o que é material desagregar-se-á; o que está num lugar determinado é apenas um fragmento.

No regime cristão, o templo de Deus é qualquer local onde os cristãos se reunirem em nome de Cristo; Ele está presente de forma completa em cada local, como se não estivesse em nenhum outro. E podemos entrar nesse templo, e juntar-nos aos santos que nele moram, à família celeste de Deus, de forma tão real como o adorador judeu entrava no recinto visível do Templo. Não vemos este nosso templo espiritual, mas essa é a condição para que ele esteja em toda a parte; pois não estaria em toda a parte se o víssemos num local específico. Nada vemos, mas de tudo fruímos.

Já os profetas do Antigo Testamento no-lo apresentaram assim. Escreve Isaías «No fim dos tempos, o monte do templo do Senhor estará firme, será o mais alto de todos, dominará sobre as colinas e a ele acorrerão todas as gentes» (Is 2,2). O templo cristão foi revelado a Jacob [...] quando, em sonhos, viu «uma escada apoiada na Terra, cuja extremidade tocava o Céu; e, ao longo desta escada, subiam e desciam mensageiros de Deus» (Gn 28,12); mas também ao servo de Eliseu: «O Senhor abriu os olhos do servo, e ele viu o monte repleto de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu» (2Rs 6,17). Trata-se de antecipações do que seria estabelecido com a chegada de Cristo, que «abriu o Reino de Deus a todos os crentes». Por isso, São Paulo diz: «Vós, porém, aproximastes-vos do monte Sião e da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celeste, de miríades de anjos, do banquete celeste» (Heb 12,22).””

Tudo o que vemos e vivemos, está confinado a espaço e tempo, onde cabe… o que cabe… o resto fica de fora. Mas Deus não quer ninguém fora de si, habita-nos a todos, nuns visivelmente nas ações pela pessoa realizadas, noutros escondido entre montões de procedimentos errados à espera que a pessoa O sinta em si e consiga reconhecer os seus erros, converter a sua vida, para que Ele, Senhor Deus, se alegre com ele ou ela colocando(a)às costas como fez à ovelha que se dispersou das cem belas ovelhas do rebanho.

E quando Jesus diz: “destrui este templo e em três dias o levantarei”, referia-se ao Seu Corpo que de físico passaria a Espiritual como sempre foi… e vai fazer do corpo de cada um ou uma de nós quando partirmos desta vida.

A Igreja, que somos todos nós unidos ao Senhor, não ocupa espaço, está onde os cristãos estiverem!...

Que loucura, meu Deus! Mas o mês de novembro leva-nos a isto mesmo. Que Deus seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: