domingo, 8 de novembro de 2020

TANTA APRENDIZAGEM, NUM SÓ DIA!

 


Hoje, 32º Domingo Comum A, teve como Evangelho a Parábola das dez virgens.

Já antes do Domingo, tentei ler, meditar e encontrar algo nas leituras, mas confesso que apenas cheguei ao resumo, já me sinto satisfeita!

Conforme o habitual, na Eucaristia Vespertina e em todas as Homilias a que hoje consegui prestar atenção, foi maravilhoso. Pena que a vida não me deixou tirar apontamentos na hora exata, e agora, fiquei com o essencial, mas não tenho palavras para dizer o que escutei. Misturei tudo.

Uma coisa é certa! Tal como as dez virgens, alguns e algumas de nós são prudentes, ou seja, mesmo com as suas falhas e fraquezas tentam viver do jeito de Jesus; outras, vivem como bem entendem, sem dar o valor necessário e urgente à Caridade Fraterna, ou seja, ao Amor a Deus e aos irmãos.

Claro que, na hora da morte, o encontro nupcial, estes dois tipos de pessoas têm, irremediavelmente, de ter tratamentos diferentes.

Deus não quer castigar ninguém, pois deixou-nos a Sua Doutrina, Palavras e exemplo que deveremos seguir.

Sabemos que há pessoas que não conhecem Jesus e até vivem fraternalmente, mas os cristãos, batizados, têm o dever de seguir Jesus e de anunciar Jesus a quem necessite de um bom encontro pessoal com Ele. E rezar muito pela conversão plena de toda a Humanidade.

Querido Jesus! Fiquei a perceber melhor o Teu Amor e dedicação por nós. O que nos dizes nesta Parábola é uma chamada de atenção ao cuidado que devemos ter com a vida que nos destes, e não fazer a caminhada da vida de qualquer maneira, mas do jeito que Tu queres, que Tu exemplificastes, que Tu passastes.

E não nos deixarmos “adormecer” no tempo, ou seja, não esmorecer, não perder a coragem, tentar aprender sempre mais e viver cada vez mais do Teu jeito até que nos abras a porta do Banquete Nupcial, que nos chames para ti, na grande festa que é a morte ou encontro contigo!

No último dia da Semana de Oração pelos Seminários, que grande lição!

Senhor! Dá-nos muitos e santos sacerdotes!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: