domingo, 15 de novembro de 2020

QUARTO DIA MUNDIAL DOS POBRES

 

Estende a tua mão ao pobre, diz o Santo Padre!

Neste final de Ano litúrgico, as Leituras Bíblicas tocam tanto que acabam por arrumar um pouquinho para o lado o Dia Mundial dos Pobres, e tão importante que ele é!

A Mensagem que o Papa Francisco escreveu para este dia é maravilhosa, toca em todos os tipos de pobreza, da material à moral e espiritual, e apresenta soluções para que tudo possa ficar diferente.

Mas temos de lhe dar a nossa maior atenção. Sós… nada valemos. Somos uma pessoa no meio das demais, que precisamos dos outros para bem viver assim como os outros precisam de nós para se sentirem realizados e felizes.

Desde que me reconheço sempre dei a maior atenção às necessidades alheias, lembro que, na escola primária como se chamava naquele tempo, ao sábado também havia escola e era o dia em que as pessoas necessitadas pediam esmola, e eu recordo a partilha do meu lanche com elas, partilha ou entrega total.

Já na minha vida de família, muitas vezes cozinhei de propósito para dar de comer a pedintes esfomeados, e partilhei e partilho tanta coisa.

Mas… na atualidade, estou mais preocupada com os maus temperamentos das pessoas que não conseguem reconhecer-se assim nem tentar melhorar a sua forma de ser e estar.

 E, além da oração, não encontro mais o que fazer, não encontro maneira de poder dirigir algumas palavras de alento e confiança.

“”"CAMINHAR NO AMOR"

Caminhar no amor é caminhar em direção a Deus. O que não significa apenas frequentar a igreja, fazer muitas orações e nem mesmo estudar a Bíblia ou qualquer outro livro sagrado.

Caminhar no amor significa, antes de tudo, ir ao encontro do irmão, ver as suas necessidades, reconhecer nele a presença do próprio Deus e amá-lo por consequência.

Depois disso, todas as outras coisas adquirem sentido e ajudam na união com Ele, ajudam a manter a bússola voltada para o Norte de sua vontade.

O mundo nos oferece muitas estradas, todos os dias temos de fazer escolhas. Porém, Jesus nos deixou a bússola do amor ao irmão para nos indicar o caminho certo.

Em posse dessa bússola o rumo é seguro e a meta, que é Deus, está sempre diante de nós.

Abraços Apolonio””

Claro que Amor não me falta, não me tem faltado, compreensão e oração também não, mas como conseguir ajudar convenientemente, este tipo de pobreza extrema, não tenho encontrado solução!

Que o Espírito Santo nos ilumine e fortifique para que encontremos o verdadeiro conhecimento preciso e a força de vontade não nos falte!

Hermínia Nadais

Sem comentários: