segunda-feira, 30 de novembro de 2020

TEMPO DE ESPERA

 

Sim, o tempo que começamos, o Advento, é um tempo de Espera, tempo de Esperança tempo de descobrir o que há de mal na nossa vida para nos convertermos mais ao Senhor, para que Jesus nasça mais profundamente no nosso coração.

Se não fizermos nada de diferente, se não nos vigiarmos a nós mesmos para não cairmos em tentações e nos prepararmos ativamente para o Natal do Senhor, o Natal será uma festa como outra qualquer, com mesas fartas e muitas prendas, mas não passará disso que é o que menos interessa!

Para quem ama Jesus de verdade, é Natal todos os dias, senão, vejamos:

“”Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)

monja beneditina

«O Arauto», Livro IV, SC 255

Ir a Jesus com humildade

[Gertrudes disse ao Senhor:] «Infelizmente, meu Bem-amado, nada tenho que seja digno de Vos dar, mas sei que, se possuísse tudo o que Vós possuís, de bom grado renunciaria a tudo isso para Vo-lo dar, com a liberalidade que Vos permitisse [...] usufruir do que mais Vos agradasse». E o Senhor respondeu-lhe com benevolência: «Se encontras no teu coração a disposição de agir dessa maneira para comigo, tem por certo que Eu desejo tratar-te da mesma forma, e desejo-o na proporção em que a minha bondade e o meu amor são superiores aos teus». Disse ela: «E como deverei ir ao vosso encontro, quando Vos dignais vir a mim com tal torrente de bens?». «Nada te peço», replicou-lhe o Senhor, «a não ser que venhas a Mim vazia e disposta a receber, porque tudo o que Me agradar em ti, tudo isso o terás recebido de Mim como puro dom».

Ela compreendeu então que este vazio era a humidade pela qual considerava não ter mérito absolutamente nenhum, não poder fazer fosse o que fosse sem um dom gratuito de Deus, e tomar como nada todas as suas capacidades.””

E nós, conseguiremos ter um pouquinho de humildade… ou julgamo-nos importantes pelo que vamos fazendo, com a ajuda do Senhor, pois sem Ele nada conseguiremos?

Regozijar-nos, de quê?

 Ainda assim, que teremos de bom para dar ao Senhor, para Lhe oferecer no dia escolhido para o Seu Aniversário Natalício?

Entreguemos-Lhe a nossa pobreza e humildade recheadinha de Amor e desejo de se tornar cada vez mais amável, dedicada a tudo e a todos, mais presente a quem de nós necessitar!

Senhor Jesus, ajuda-nos a fazer sempre a Tua Divina vontade, e perdoa aquelas misérias e fraquezas que, de qualquer forma, não conseguimos evitar!

Que sempre sejas louvado e querido!

Hermínia Nadais

Sem comentários: