domingo, 14 de março de 2021

A CRUZ DA SERPENTE E A CRUZ DE CRISTO!…

 

 

A Eucaristia de hoje tinha dois símbolos de salvação, ambos pendurados numa cruz. A serpente de bronze, para onde olhavam as pessoas mordidas por serpentes, doentes e com pecados e ficavam curadas, imagem de Jesus Cristo verdadeiro Salvador da Humanidade que dá a vida por todos nós também no alto de uma Cruz!

Cruz Sagrada e Bendita que nos trouxestes a vida plena, a vida da graça, a vida de doação e Amor!

Mas… precisamos de acreditar no Doce Jesus, seguir o Seu exemplo e os seus ensinamentos.

Nunca é demais olhar a Bíblia, enquanto mais se medita, mais se acredita, e mais se descobre o imensíssimo Amor de Deus por nós. E também, falo por mim, quanto mais maravilhas se descobrem de Deus, mais aumenta o nosso Amor por Ele, mas menos conseguimos imaginar quem Deus é!

Também isso não interessa, talvez o descubramos quando chegar a hora de partir deste mundo para a eternidade.

Cada dia que passa me convenço mais de que a vida é uma caminhada e uma escola de aprendizagem permanente, a todos os níveis, mas nuns mais do que noutros.

Enquanto trabalhava na minha profissão, o tempo escasseava, mas agora, que o tempo também escasseia, não tenho em que pensar nas aulas a apresentar aos alunos e penso em Deus, em Jesus, no Espírito Santo, na Nossa Senhora, em São José, nos Apóstolos, em toda a Igreja de que sou parte integrante, nas pessoas idosas e doentes, naquelas a quem falta o essencial, em dinheiro, em carinho, em ajuda, em atenção, em fraternidade, em harmonia… e vou fazendo o melhor que posso… mas ainda tenho muito que aprender e muito que confiar em Deus.

“”Sermão atribuído a Santo Efrém (c. 306-373)

diácono da Síria, doutor da Igreja

Sobre a penitência

«O Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha nele a vida eterna»

Quando o povo pecou no deserto (Nm 21,5s), Moisés, que era profeta, ordenou aos israelitas que fixassem uma serpente a uma cruz para matarem o pecado. [...] Eles tinham de olhar para a serpente porque fora por meio de serpentes que os filhos de Israel tinham sido castigados. E por que razão o foram por meio de serpentes? Porque tinham renovado a conduta dos nossos primeiros pais: Adão e Eva tinham pecado comendo o fruto da árvore; os israelitas tinham murmurado por causa da comida, e proferir queixas porque não se tem legumes é o cúmulo da murmuração. O salmo atesta: «Eles revoltaram-se contra o Altíssimo no deserto» (Sl 77,17). Ora, também no Paraíso tinha sido a serpente a dar início à murmuração. [...]

Os filhos de Israel aprenderiam assim que a mesma serpente que tinha conspirado para levar a morte a Adão conspirara igualmente para os matar a eles. Por isso, Moisés suspendeu-a de um madeiro, a fim de que, ao vê-la, eles fossem conduzidos, por semelhança, a recordar-se da árvore. Com efeito, aqueles que para ela voltavam os seus olhos eram salvos, não por causa da serpente, naturalmente, mas por se terem convertido. Olhando para a serpente, recordavam-se dos seus pecados. Por terem sido mordidos, arrependiam-se e voltavam a ser salvos. A sua conversão transformava o deserto em morada de Deus; o povo pecador tornava-se, pela penitência, uma assembleia eclesial e, melhor ainda, apesar de si mesmo, adorava a cruz.””

Este texto é maravilhoso para entendermos o amor infinito de Deus pelos homens… e a forma como está ligado o Antigo e o Novo Testamento, pois um completa o outro.

Senhor, que este tempo quaresmal nos ajude a todos a descobrir melhor os Teus ensinamentos para podermos levar uma vida de maior fraternidade e Paz.

 Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: