sábado, 6 de março de 2021

CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA!

 


Hoje, primeiro sábado do mês, dia dedicado a Nossa Senhora! Aliás, foi aos Pastorinhos de Fátima que Nossa Senhora pediu esta maravilhosa devoção dos Cinco Primeiros Sábados!

E todos os meses, em Fátima, lhe dão a maior atenção e valor, a não ser que aconteça num dia especial, como vai acontecer em Abril que é Sábado Santo, não se realizarão as celebrações habituais que serão retomadas no dia 1 de Maio, primeiro Sábado daquele mês.

Tenho muitas saudades da minha infância e adolescência, onde tudo era levado a sério! Primeira Sexta Feira dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, Primeiro Sábado dedicado a Nossa Senhora, e ainda o primeiro Domingo dedicada à JAC, ou seja, Juventude Agrária Católica!

E foi assim, metida nisto tudo, e ainda na Catequese e pequeno Grupo de Teatro que fiz a primeira parte da minha vida.  Muita aprendizagem, muita dedicação, muitas vivências! Tinha semanas que ainda era necessário fazer a limpeza da igreja, e houve um tempo que ajudava a tomar conta do Altar Mor.

Quando olho para trás, sinto-me imensamente feliz… graças aos meus pais que sempre davam força para irmos.

E, mesmo tendo estado algum tempo um pouco retirada disto tudo… o Tu a Tu com Jesus apareceu em menininha e continuou. Recordo um qualquer domingo da quaresma, durante um sermão antes da Via-Sacra, não me lembro porquê, mas virei-me a chorar e a minha mãe viu-se aflita para me calar, estava a ver que tinha de sair dali comigo.

Entretanto, o Padre disse qualquer coisa do púlpito, e o choro foi acabando.

Tínhamos um dia da semana, de terça à noite até quarta à noite, um moinho movido a água junto do rio Caima, e quando íamos ou vínhamos do moinho gostávamos de fazer uma visitinha ao Santíssimo! E de participar nas Eucaristias semanais, às sete horas da manhã, sempre que podíamos, assim como o terço de Maio e Outubro, era para rezar na Igreja, salvo algo muito urgente.

Naquele tempo poucas pessoas trabalhavam em fábricas, e as restantes organizavam o trabalho de modo a puderem estar presentes a tudo o que se realizasse na Igreja.

Aos pouco, e por conveniência dos paroquianos, foram mudando os horários das celebrações, e as pessoas, à noite, cansadas do trabalho, começaram a falhar.

Quando penso nisto tudo… e olho o viver do povo cristão deste tempo onde estão inseridos os meus queridos familiares filhos e netos, meu coração parece rebentar.

Não é que as pessoas sejam piores do que as daquele tempo, que não são. Há muita aprendizagem escolar com muito boas regras de comportamento. E quando há compreensão, atenção fraternidade entre as pessoas, há amor, que é o que Deus nos pede, que nos amemos como irmãos.

Valem-me, desculpem lá, as inúmeras leituras que tenho feito e práticas que tenho ouvido e interiorizado e me dizem que Jesus ama toda a gente… à espera que toda a gente O ame! E no dizer do Papa Francisco ao falar na confissão, antes de pensar nos pecados, Jesus quer primeiro as pessoas junto dele, para saírem dali resgatadas, puras, alegres e felizes!

Senhor! Desculpa-me escrever este texto, mas fez-me bem lembrar o bom passado para sonhar bem fundo com um melhor presente na preparação do futuro… que o Pai Deus guarda em Suas Santas e Misericordiosas mãos!

Obrigado Senhor! Obrigada Mãe Maria e Virgem Nossa Senhora! Obrigada São José

Hermínia Nadais

Sem comentários: