quinta-feira, 11 de março de 2021

TEMOR… OU AMOR???

 

Recordo os meus tempos de criança em que me assustavam com tudo o que fizesse de mal… que Deus castigava!

Então comecei a olhar Deus como Alguém a quem eu devia obedecer para não ser castigada.

E andei assim muito tempo! Mas como tudo se aprende no tempo, foram-me mostrando o amor infinito de Deus que ama a toda a gente.

E a partir daí, o temor continuou, mas não como medo do castigo de Deus, mas como pena de magoar, de ofender a Deus.

E o temor e o Amor andam, na minha vida, de mãos bem dadas!

E cada vez mais. Quanto mais aumenta o Amor, mais nos esforçamos por não ofender, mais ficamos magoados porque ofendemos.

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380)

terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

«O dom da conformidade com Cristo», cap. 28, n.º 53

A lei do temor e a lei do amor

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Vês aqueles que por temor servil procuram afastar-se das garras do pecado mortal? Se tal esforço não for depois inspirado no amor à virtude, o temor servil não lhes bastará para alcançarem a vida eterna. Ao temor tem de estar unido o amor, porque a Lei está fundada no amor e num temor santo.

A lei do temor é a antiga Lei que dei a Moisés, e que assentava apenas no temor. Nessa Lei, a qualquer falta cometida seguia-se uma punição. Pelo contrário, a lei do amor é a nova Lei, que foi dada pelo Verbo, o meu Filho único, e que está fundada no amor. A nova Lei não destrói a Lei antiga, mas completa-a. Foi isso que vos disse a minha Verdade: «não vim revogar [a Lei], mas completar» (Mt 5,17).

Ele uniu a lei do temor à lei do amor, e o amor purificou o temor da sua imperfeição, que é o temor do castigo; restou apenas o temor perfeito, o temor santo, que não é o temor de prejudicar os próprios interesses, mas de Me ofender, a Mim que sou a suprema Bondade. Assim, a Lei imperfeita foi levada à sua perfeição pela lei do amor.””

E de não querer magoar a Deus surge o não querer magoar os irmãos, pois Deus considera como feito a Si tudo quanto fizermos às pessoas com quem convivemos.

Senhor! Faz com que o mundo pense assim, haja assim, pois seria muito bom para todos.

Acabaria a desigualdade entre as pessoas, umas com tudo ou muito, outras com nada ou quase nada; umas com todos os cuidados, outras sem nenhuns!

As qualidades das pessoas teriam oportunidade de serem desenvolvidas ao máximo, e a fraternidade e amor reinariam em toda a parte.

Senhor Jesus! Deixa-me sonhar com um mundo melhor, onde o Amor seja o tudo para todos e todos sejam irmãos como Tu desejas!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: